A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID GEOGRAFIA DA FURG

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PORTFÓLIOS COLETIVOS REFLEXIVOS

Autores

  • Fabricio Paula de Souza Universidade Federal do Rio Grande
  • Claudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.212

Palavras-chave:

Portfólio Coletivo Reflexivo, Narrativas, Formação acadêmico-profissional

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa que buscou compreender a formação acadêmico-profissional de professores de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Das ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia do PIBID da FURG, destaca-se a escrita como ferramenta formativa. Neste artigo, apresentamos os resultados parciais da pesquisa, que valeu-se de um resgate das apostas formativas do PIBID Geografia em interlocução com a escrita narrativa. Para esta análise, utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo no conteúdo dos portfólios reflexivos, dois cadernos de escrita compartilhada pelos sujeitos envolvidos no projeto entre 2018 e 2020. A partir de análises dos dados, evidenciou-se que, através do Portfólio Coletivo Reflexivo, a escrita de narrativas e as Rodas de Formação possibilitaram a construção de saberes docentes com impactos na formação profissional do grupo.

Biografia do Autor

Claudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do Instituto de Educação, Doutora em Educação Ambiental - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande

Professora da Escola de Química e Alimentos, Doutora em Educação em Ciências  - Universidade Federal do Rio Grande

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Arquivos adicionais

Publicado

13/12/2022

Como Citar

Paula de Souza, F., da Silva Cousin, C., & Machado Dorneles, A. (2022). A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID GEOGRAFIA DA FURG: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PORTFÓLIOS COLETIVOS REFLEXIVOS. Revista Chão Da Escola, 19(1), 102–120. https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.212

Edição

Seção

Artigos