A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID GEOGRAFIA DA FURG
UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PORTFÓLIOS COLETIVOS REFLEXIVOS
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.212Palavras-chave:
Portfólio Coletivo Reflexivo, Narrativas, Formação acadêmico-profissionalResumo
Este artigo trata de uma pesquisa que buscou compreender a formação acadêmico-profissional de professores de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Das ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia do PIBID da FURG, destaca-se a escrita como ferramenta formativa. Neste artigo, apresentamos os resultados parciais da pesquisa, que valeu-se de um resgate das apostas formativas do PIBID Geografia em interlocução com a escrita narrativa. Para esta análise, utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo no conteúdo dos portfólios reflexivos, dois cadernos de escrita compartilhada pelos sujeitos envolvidos no projeto entre 2018 e 2020. A partir de análises dos dados, evidenciou-se que, através do Portfólio Coletivo Reflexivo, a escrita de narrativas e as Rodas de Formação possibilitaram a construção de saberes docentes com impactos na formação profissional do grupo.
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