Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOCX ou DOC)
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em formatado em consonância com a "Orientação para a formatação dos textos" descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os nomes dos autores foram removidos do arquivo que será enviado na submissão.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão dos trabalhos

Os trabalhos podem ser encaminhados em português ou espanhol.

 Os textos devem apresentar no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol; no caso do artigo original ser do mesmo idioma) e os dados de autoria (contar com Ferramentas do processador de textos – Word ou Star Office, por exemplo).

No caso de autoria coletiva, o número máximo de coautores é 5 (cinco) por publicação.

 A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

 O Conselho Editorial disponibilizará Edital e Normas Específicas de Chamada para Dossiê Temático a qualquer tempo.

Textos que tratem de reflexões fundamentadas sobre teorias e práticas, posicionamentos e discussões e polêmicas relevantes e atuais ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos, poderão ser publicados na seção Espaço Aberto. Neste caso, os textos devem ter entre 30 - 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos textos.

Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato .doc ou .docx padrão para PC.

As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA, 1995a), (GARCIA, 1995b) etc.

As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Segue link da ABNT para acessar as normas mais atuais: https://www.abnt.org.br/

 As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

 Todos os artigos devem conter título, indicação de pelo menos três palavras-chave(separadas por ponto e vírgula) e resumo (em português, inglês e espanhol; no caso do artigo original ser do mesmo idioma), que não ultrapassem 1.000 caracteres (com espaço) cada.

 Ao final do texto o autor correspondente deve também registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico, ORCID e o endereço completo para correspondência.

 Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. em formato png, jpg e jpeg devem ser apresentados em escala de cinza ou preto e branco (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

Os trabalhos devem ser submetidos na plataforma na aba submissão. As dúvidas podem ser enviadas ao e-mail da Revista: revistachaodaescola@sismmac.org.br

 

Orientação para a formatação dos textos

Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. A estrutura do texto deve conter:

  • Título; utilizar letras maiúsculas em negrito para o título principal; nos subtítulos das seções negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.
  • Apresentação do autor: nome, escola em que trabalha, formação acadêmica e e-mail para contato;
  • Resumo e palavras-chave: o texto do resumo deve conter de 80 a 100 palavras em português, espanhol e inglês
  • Introdução: apresentação do tema que será abordado e dos objetivos no texto;
  • Desenvolvimento: descrição do assunto do trabalho, do método utilizado e das referências utilizadas. Esta parte poderá ser dividida em seções e subseções;
  • Conclusão: análise dos resultados da pesquisa ou do projeto desenvolvido e reflexão sobre suas contribuições;
  • Agradecimentos;
  • Referências: textos e autores usados no artigo, listados conforme a ABNT;
  • Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo.

 

Envio de textos

     

A Revista Chão da escola recebe artigos para análise e eventual publicação.

Pedimos que encaminhe seu artigo por meio do link: https://chaodaescola.com.br/index.php/rce/about/submissions

 

 Acesse o seu cadastro. Caso não possua, crie um cadastro no site.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

 

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, informamos:

 

  1. Os autores devem visitar o website do COPE, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.
  2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes passos:
  • artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  • na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  • pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo não devem ser incluídos na lista de autores. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
  • todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.
  1. Para atender aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
  • Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck, logo após a avaliação quanto à forma dos manuscritos. Neste momento, será avaliado o conteúdo textual dos artigos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;
  •  Com os resultados, caberá ao editor e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares;
  •  Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

 

Tipos de artigos/textos que podem ser inscritos

 

SEÇÃO ARTIGOS

Artigo sobre uma pesquisa científica desenvolvida por meio da universidade ou de espaços de formação não institucionais. O texto deve descrever qual é o objeto da pesquisa, apresentar a metodologia e as referências bibliográficas utilizadas, mostrar os resultados obtidos e, ao final, analisar as conclusões e possíveis contribuições da pesquisa.

SEÇÃO RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS OU ESTÁGIO

Apresentação de um projeto ou experiência desenvolvida no chão da escola pelo professor (a) ou grupo de professores (as). O texto deve descrever como o projeto foi desenvolvido, quais foram as técnicas ou estratégias de intervenção utilizadas, e deve trazer a reflexão sobre quais são as contribuições conceituais desse projeto para o conjunto do magistério.

SEÇÃO ESPAÇO ABERTO

Textos que tratem de reflexões fundamentadas sobre teorias e práticas, posicionamentos, discussões e polêmicas relevantes e atuais ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos.  Neste caso, os textos devem ter entre 30 - 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos outros textos.

SEÇÃO DOCUMENTOS

Nesta seção serão divulgados textos coletivos elaborados pelo SISMMAC com a finalidade de divulgar e ampliar a leitura dos professores sobre temas voltados à Educação.


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.