Sem registro não há história, sem caminho não há caminhante

Percurso metodológico para a pesquisa em Psicomotricidade

Autores

  • Siomara Aparecida da Silva Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.297

Palavras-chave:

Métodos científicos, formação continuada, produção científica, pesquisa

Resumo

Relatar o caminho e as dificuldades encontradas para que psicomotricistas façam e compreendam as pesquisas científicas que dialogam com a psicomotricidade em uma universidade pública do Brasil, almejando a sustentação de referências na formação continuada e integral do psicomotricista, é o objetivo deste relato. A Psicomotricidade vem construindo sua história ao longo de muitos anos. Os registros dos benefícios da sua prática na saúde mental e na qualidade de vida de que vivencia as intervenções carecem de pesquisas científicas na construção de sua trajetória. Há de se ter conhecimento científico para sua confecção e aceitação nos trâmites da pesquisa e da academia. É necessário que os psicomotricistas compreendam e façam em suas práticas e de suas intervenções cenários de pesquisas para que esta área esteja pautada no cenário científico acadêmico.

Referências

ABP. Associação Brasileira de Psicomotricidade. Retrieved 14 de setembro de 2022 from André, M. (2010). Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, 174-181.

Carvalho, M. C. L., Pereira, A. F. G., & da Silva, S. A. (2023). As Consequências do Período Pandêmico no Desenvolvimento Psicomotor. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97431, Anais CONEDU 2023.

da Silva Júnior, E. R., & Lodi, I. G. (2022). A importância do desenvolvimento da Pesquisa Científica no Ensino Superior. Revista Evidência, 17(18). DOI: https://doi.org/10.29327/evidencia.v17.i18.a8

de Alencar, M. D. C. F., & Muniz, F. (2009). Psicomotricidade, base para o desenvolvimento da Linguagem.

Demarchi, J. M., Aguerre, M. A. C., Ferres, B. G., de León, C., & Peceli, R. M. (2000). La formación del rol de psicomotricista a través del trabajo corporal. Revista iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas corporales, 65-76.

Denche-Zamorano, Á., Mendoza-Muñoz, M., Barrios-Fernandez, S., & Parraca, J. A. (2022). Bibliometric Analysis of psychomotricity research trends: the current role of childhood. Children, 9(12), 1836. DOI: https://doi.org/10.3390/children9121836

Falkenbach, A. P., Chaves, F. E., Flores, V. N., & Nunes, D. P. (2006). Cenários e práticas da psicomotricidade. ação, 21.

Garcia, C. M. (1999). A formação de professores:para uma mudança educativa. Editora Porto.

Gaya, A. C. A. (2008). Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Artmed.

Imbernón, F. (2022). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez editora.

Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da escola. Teoria e prática, 5.

Mila, J. (2019). A psicomotricidade e suas intervenções no campo adulto: prevenção, educação e terapia psicomotora (1 ed. ed.). Corpora Ediciones.

Nóvoa, A. (2019). O futuro da universidade: O maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, 14(29), 54-70. Otimização, A. G. c. e. (1980/2019). ABP: Associaçao Brasileira de Psicomotricidade. https://psicomotricidade.com.br/. Retrieved 16 de julho de 2022 from Silva, S. A. d., Ferreira, H. C. C., & Caríssimo, J. M. N. (2024). Compreensão dos professores sobre os jogos esportivos coletivos: estudo de caso. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(2), e3489-e3489. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv16n2-109

Silva, S. A. d., Souza, E. A. d., & Costa, M. C. G. C. (2022). Perfil do Psicomotricista no Brasil: o nascer para a formação inicial. Research, Society and Development, 11(13), 1-8. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35791

Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, 13(5), 5-24.

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional, RJ: Vozes, 2002. Vozes Editora.

Downloads

Publicado

16/02/2025

Como Citar

da Silva, S. A. (2025). Sem registro não há história, sem caminho não há caminhante: Percurso metodológico para a pesquisa em Psicomotricidade. Revista Chão Da Escola, 22(1), 24–38. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.297

Edição

Seção

Relatos de experiências educacionais ou estágio