Políticas públicas da educação especial
influências e análise
DOI:
https://doi.org/10.55823/RCE.V22.324Palavras-chave:
Políticas públicas, Inclusão, Educação Especial e InclusivaResumo
O artigo foi elaborado a partir da análises de textos e artigos que tratam das Políticas públicas para educação especial e inclusão com o objetivo de analisar as legislações vigentes de forma crítica e evidenciar de que forma os organismos internacionais influenciam a criação de leis no Brasil. Levantamos como hipótese que a partir da análise mais aprofundada de políticas educacionais é possível perceber que as legislações formuladas no Brasil recebem influência de Organismos Internacionais. A conclusão do estudo evidencia essa influência a partir da análise das pesquisas de autores que fazem essa reflexão crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com estudo qualitativo. Concluiu-se que a legislação e políticas de Educação Especial nacionais evidenciam diversos traços dos documentos internacionais e que alguns documentos normativos mais recentes indicam um esforço de mais autonomia na elaboração dos textos das políticas de Educação Especial
Referências
BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, 1(2), 99-116. 2001
BRASIL. Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade. Documento Orientador. Brasília, DF: MEC; SEEsp., 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/orientador1.pdf >. Acesso em: 23 jul de 2023.
BRASIL, MEC. O Plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasilia, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/livromiolov4.pdf>. Acesso em: 15 jul de 2023.
BOROWSKY, Fabíola. Contradições das políticas de Educação Especial no Brasil (2003- 2014) na perspectiva da inclusão. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.
BOWE, R.; Ball, S. J.; Gold, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge 1992.
COOD J. A. The construction and deconstruction of educational policy documents, Journal of Education Policy, 3 (3), 235-247. 1988. DOI: https://doi.org/10.1080/0268093880030303
EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: Ronaldo M.L. Araújo; Doriedson S. Rodrigues. A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1ed. Campinas-SP: Alínea,2012, v.1, p.52-71. Disponível em: https://gtfhufrgs.files.wordpress.com/2018/05/olinda_como-analisar-documentos.doc. Acesso em 10/05/2023.
FERREIRA, G M; MOREIRA, J A da S; VOLSI, M E F. Políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no brasil: em discussão a base nacional comum curricular (BNCC). Revista de Humanidades e Ciências Sociales .Vol. 7. N.1, Enero/Marzo de 2020. ISNN. 0719-4706.
Disponível em https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/22. Acesso em: 10 de jul de 2023
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. RJ: Civilização Brasileira, 1966.
PAVEZI, M., MAINARDES, J. Análise das influências de documentos internacionais na legislação e políticas de educação especial no Brasil (1990-2015) Revista Interacciones: 2018 n49, p. 153-172. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/16161
ROSS, P.R Estado e educação: implicações do liberalismo sobre a constituição da educação especial e inclusiva. Revista Educar, Curitiba, n. 19, p. 217-227. 2002 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.256
Editora da UFPR. Disponível em:
https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/16161 Acesso em: 10 de jul de 2023
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Uma crítica ao pensamento de Althusser. RJ: Zahar Ed., 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode