Políticas públicas da educação especial

influências e análise

Autores

  • Mariane Tonolli Della Bianca UNIVERSIDAD ESTADUAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.324

Palavras-chave:

Políticas públicas, Inclusão, Educação Especial e Inclusiva

Resumo

O artigo foi elaborado a partir da análises de textos e artigos que tratam das Políticas públicas para educação especial e inclusão com o objetivo de analisar as legislações vigentes de forma crítica e evidenciar de que forma os organismos internacionais influenciam a criação de leis no Brasil. Levantamos como hipótese que a partir da análise mais aprofundada de políticas educacionais é possível perceber que as legislações formuladas no Brasil recebem influência de Organismos Internacionais. A conclusão do estudo evidencia essa influência a partir da análise das pesquisas de autores que fazem essa reflexão crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com estudo qualitativo. Concluiu-se que a legislação e políticas de Educação Especial nacionais evidenciam diversos traços dos documentos internacionais e que alguns documentos normativos mais recentes indicam um esforço de mais autonomia na elaboração dos textos das políticas de Educação Especial

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Publicado

14/04/2025

Como Citar

Della Bianca, M. T. (2025). Políticas públicas da educação especial: influências e análise. Revista Chão Da Escola, 22(1), 111–122. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.324

Edição

Seção

Artigos