Autonomia infantil

O papel das interações e brincadeiras na infância

Autores

  • Viviane Maria Alessi
  • Lilian Messias Sampaio Brito
  • Ana Silvia de Rosis Santos

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.315

Palavras-chave:

Autonomia infantil, desenvolvimento infantil, educação infantil, pesquisa-ação, interações sociais, brincadeiras, autoestima, habilidades de autocuidado

Resumo

Este artigo explora o conceito de autonomia no desenvolvimento infantil, destacando como a dependência inicial de um bebê evolui para a independência por meio de marcos como a linguagem e a capacidade de andar. A autonomia, entendida como a habilidade de tomar decisões, é vista como fundamental na educação infantil, promovendo a autoestima e a responsabilidade. A pesquisa-ação, considerada como uma metodologia eficaz nesta proposição, contribuiu para as reflexões sobre as propostas desenvolvidas, no intuito de incentivar a autonomia por meio de interações e brincadeiras, permitindo que as crianças adquiram habilidades de autocuidado e resolução de conflitos. Este desenvolvimento ocorre num ambiente seguro, onde a participação e as interações sociais são viabilizadas.

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Publicado

14/04/2025

Como Citar

Alessi, V. M., Brito, L. M. S. ., & Santos, A. S. de R. . (2025). Autonomia infantil: O papel das interações e brincadeiras na infância. Revista Chão Da Escola, 22(1), 41–59. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.315

Edição

Seção

Artigos