Tornar-se professor, desistir do magistério

formação de professores e socialização profissional. Qual caminho seguir?

Autores

  • João Paulo de Souza Silva

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.108

Palavras-chave:

Formação de docentes, Socialização, Habitus, Formação continuada

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as socializações desenvolvidas pelos indivíduos como instâncias da formação docente e constituidoras de um habitus professoral. Procuramos discutir a formação docente como um processo contínuo que se dá desde as socializações primárias, e que segue não apenas na formação universitária, mas também nas socializações realizadas no ambiente escolar, através da observação e apropriação de saberes dos pares e da cultura escolar. Debatemos como as mantenedoras, no caso específico a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, têm considerado a socialização docente na formulação de suas políticas.

Referências

ARNOLDI, E.S. Leitura e escrita de professores: socialização e práticas profissionais. Dissertação de mestrado, USP, 2014.

______. Leitura e escrita de professores: socialização e práticas profissionais. In: Anais da 36ª. Reunião Anual da ANPED, Goiânia-GO. Disponívelem: http://www.36reuniao.anped.org.br/pdfs_posteres_aprovados/gt14_posteres_aprovados/gt14_3028_texto.pdf. Acesso em 12 jul 2015.

BERGER, P. L. e LUCHMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: EDUSP, 1996.

______. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

______. As contradições da herança. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2001a, pp 229-237.

______. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (org.) A sociologia de Pierre Bourdieu. Tradução: Paula Montero e Alicia Auzmendi.

São Paulo: Olho d’água, 2003. pp.73-111.

______. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.

__________ . O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

______. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: EDUSP: Zouk, 2003.

BRANDÃO, Z.; ALTMAN, H. Algumas hipóteses sobre a transformação dos habitus. Boletim SOCED, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-12, 2005.

Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/soced.php?strSecao=report1&fas=4. Acesso em: 23 ago. 2013.

CALDAS, A. R. Desistência e resistência no trabalho docente: Um Estudo das Professoras e Professores do Ensino Fundamental da RedeMunicipal de Educação de Curitiba. Tese de Doutorado, UFPR, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200019

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

CONSELHO Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 2/2015, aprovado em 9 de junho de 2015 - Diretrizes Curriculares Nacionais paraa Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.

php?option=com_content&view=article&id=21123&Itemid=866. Acesso em 17 jul 2015.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org). Profissãoprofessor. Portugal, Ed Porto, 1991.

_____. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.

HARGREAVES,A. Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília: INEP, 2014KNOBLAUCH, A. Aprendendo a ser professora: um estudo sobre a socialização profissional de professoras iniciantes no município deCuritiba. Tese de Doutorado, PUCSP:, 2008.

LAHIRE, B. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

______. Retratos Sociológicos. Porto Alegre: Artmed, 2004NUNES, J. B. C. As influências no processo de aprender a ensinar desde a persepctiva da socialização docente. In: VIII Encontro dePesquisadores, 2002, Fortaleza. Anais da VII Semana Universitária da UECE . Fortaleza: UECE, 2002. Disponível em http://www.uece.br/propgpq/semana_universitaria/anais/anais2002/anais/Trabalhos_completos/Humanas-ok/socializacao.doc Acesso em 12 jul 2015.

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acessoem 18 jul 2015.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Trad.: Roberta de Moraes Jesus de Souza. On the Horizon, NCB University Press, vol. 9,n. 5, 2001. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/55575941/Nativos-Digitais-Imigrantes-Digitais-Prensky. Acesso em: 14 jun 2015.

SAMBUGARI, M.R.N. Educação continuada coletivizada como espaço de investigação da socialização de professores. In: Rev. DiálogoEduc., Curitiba, v. 10, n. 31, p. 661-678, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2479

SETTON, M. G. J. A noção de socialização na Sociologia contemporânea. In: SETTON, M. da G. J. Socialização e cultura: ensaios teóricos. SãoPaulo: Annablume/Fapesp, 2012.

______. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. In. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 17, n. 2,novembro de 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ts/v17n2/a15v17n2. Acesso em 14 jul 2015.

______. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira da Educação, n. 20, pp. 60 – 70, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000200005

SILVA, M. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. In: Revista Brasileira de Educação, Maio /Jun /Jul /Ago 2005, n. 29, p. 152-163. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a12 Acesso em 28 08 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000200012

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Porto Alegre: Teoria eEducação, n. 4, 1991.

TOZETTO, S.S. Os saberes da experiência e o trabalho docente. In Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 17-24, set./dez. 2011.

Disponível em: http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v14n3/02.pdf. Acesso em 18 jul 2015.

_____. Trabalho docente: saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2010.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Paulo de Souza Silva, J. (2015). Tornar-se professor, desistir do magistério: formação de professores e socialização profissional. Qual caminho seguir?. Revista Chão Da Escola, 13(1), 104–117. https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.108

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)