PSICOMOTRICIDADE
SUA RELAÇÃO COM A DISGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.55823/RCE.V19I19.238Palavras-chave:
psicomotricidade, disgrafia, aprendizagemResumo
Este estudo propõe um breve levantamento bibliográfico, reunindo material acadêmico previamente publicado, seus apontamentos e opiniões sobre o que se chama de psicomotricidade e sua relação com outro problema de aprendizagem, a disgrafia, contextualizando sobre a importância da psicomotricidade como conteúdo essencial na formação da personalidade e da identidade da criança. O objetivo do presente trabalho é entender a relação entre psicomotor e disgrafia, conceituar psicomotor e disgrafia, bem como relacioná-los e apontar como a psicomotricidade pode auxiliar no tratamento da disgrafia. Ao debruçarmos sobre as referências bibliográficas, concluímos que a psicomotricidade constitui-se como uma potente ferramenta para a resolução de problemas relacionados às diversas dificuldades de aprendizagem, neste modo em especial, a disgrafia.
Referências
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo; Cortez, 1994. 2ª ed.
CARON, Juliane. Psicomotricidade: Um recurso envolvente na psicopedagogia para a aprendizagem. Revista de Educação do Ideau, Erechim, v. 5, n. 10, p.1-17, jan. 2010. Semestral. Disponível em:
https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/208_1.pdf.
Acesso em 05 mai. 2022.
AGUIAR, Cristhiane. A Importância do trabalho da Psicomotricidade na Educação Infantil como prevenção da disgrafia nas séries iniciais. http://recil.grupolusofona.pt/jspui/bitstream/10437/9277/1/Cristhiane%20Mestrado%202.pdf Acesso em 05 mai. 2022.
CRUZ, V. Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: LIDEL. Edições Técnicas, Lda. 2009.
CUNHA, Denise Pires. Disgrafia devido às alterações do esquema corporal. 2007. 42 fls. Monografia (Pós- Graduação/ Lato Sensu) Instituto a Voz do Mestre. Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/7/DENISE%20PIRES%20CUNHA.pdf
Acesso em 05 dez. 2022.
FÁVERO, Maria Teresa M. (2004). Desenvolvimento Psicomotor e aprendizagem da escrita. Mestrado em Educação (Graduação em pedagogia), Departamento de Teoria e prática daEducação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2004. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Maria_Teresa.pdf Acesso em 06 maio 2019.
FERREIRA NETO, Amarílio. Catálogo de periódicos de educação física e esporte (1930-2000). Vitória: Proteoria, 2002.
FONSECA, V. da.(1995). Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
FONSECA, Vitor da. e MENDES, Nelson. Escola, escola, quem és tu? Perspectivas psicomotoras do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FREITAS, B.C.A.F. A influência da psicomotricidade na disgrafia. 2004. 42f. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.
GOMES, J. D. G. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. Dissertação de mestrado Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, 1998.
LOFIEGO, J. L. Disgrafia: Avaliação Fonoaudiológica. Rio de Janeiro: Revinter,
LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
OLIVEIRA, G. de C. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. São Paulo: Vozes, 2000.
PEREIRA, Karina. Perfil Psicomotor: Caracterização de escolares da primeira série do ensino fundamental de colégio particular. – São Carlos: UFScar, 2005.179 p. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/5334/DissKP.pdf?sequence=1 Acesso em 10 dez 2022.
SANDRI, Lorena da Silva Lemos. A psicomotricidade e seus benefícios. Revista de Educação do Ideau, v. 5, n. 12, 15 p. - Julho - Dezembro 2010. Semestral Disponível em: https://docplayer.com.br/5940732-A-psicomotricidade-e-seus-beneficios.html Acesso em 20 dez. 2022.
ROSSI, Franciele Santos. Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Vozes dos Vales da Ufvjm: Publicações Acadêmicas, Minas Gerais, v.1, n. 1, p.1-18, maio 2012. Mensal. Disponível em:
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considerações-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educação-Infantil.pdf Acesso em 19 dez. 2022.
SCOZ, 1994. Disponível em: www.abpp.com.br/regulamentar.htm. Acesso em 18 dez. 2022.
TORRES, R. & Fernandez, P: Dislexia, Desortografia e Disgrafia. Amadora MC Graw-Hell. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode