Educação física na educação infantil

um olhar sobre desafios e possibilidades no contexto tocantinopolino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.347

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Processo educativo.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a oferta e as práticas de Educação Física na Educação Infantil em uma instituição pré-escolar do município de Tocantinópolis-TO. A coleta de dados foi realizada por meio de observação sistemática, complementada por registros detalhados em diário de campo e conversas informais com os sujeitos escolares. Os resultados indicam que a Educação Física na Educação Infantil enfrenta obstáculos relacionados à infraestrutura, à ausência de profissionais especializados. Contudo, evidenciam também o potencial de propostas lúdicas e inclusivas, capazes de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se que a Educação Física nesse nível de ensino não deve ser tratada como atividade complementar ou meramente recreativa, mas como parte essencial do processo educativo, favorecendo a construção de aprendizagens significativas por meio do movimento.

Biografia do Autor

Joelmir Silva Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins.

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins; Membro do NIMEF - Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física, da Universidade Federal do Norte do Tocantins;

Milena Pedro de Morais, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas com período de estudos e pesquisa na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

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Publicado

21/12/2025

Como Citar

Silva Souza, J., Lopes de Souza, A., & Pedro de Morais, M. . (2025). Educação física na educação infantil: um olhar sobre desafios e possibilidades no contexto tocantinopolino. Revista Chão Da Escola, 22(1), 123–140. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.347

Edição

Seção

Relatos de experiências educacionais ou estágio