Educação física na educação infantil
um olhar sobre desafios e possibilidades no contexto tocantinopolino
DOI:
https://doi.org/10.55823/RCE.V22.347Palavras-chave:
Educação Física, Educação Infantil, Processo educativo.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a oferta e as práticas de Educação Física na Educação Infantil em uma instituição pré-escolar do município de Tocantinópolis-TO. A coleta de dados foi realizada por meio de observação sistemática, complementada por registros detalhados em diário de campo e conversas informais com os sujeitos escolares. Os resultados indicam que a Educação Física na Educação Infantil enfrenta obstáculos relacionados à infraestrutura, à ausência de profissionais especializados. Contudo, evidenciam também o potencial de propostas lúdicas e inclusivas, capazes de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se que a Educação Física nesse nível de ensino não deve ser tratada como atividade complementar ou meramente recreativa, mas como parte essencial do processo educativo, favorecendo a construção de aprendizagens significativas por meio do movimento.
Referências
ALESSI, Viviane Maria; BRITO, Lilian Messias Sampaio; SANTOS, Ana Silvia de Rosis. Autonomia infantil: O papel das interações e brincadeiras na infância. Revista Chão da Escola, v. 22, n. 1, p. 41-59, 2025. DOI: https://doi.org/10.55823/RCE.V22.315
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, sup. 4, p.53-60, 2001 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139594
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BONFIETTI, Priscila Errerias et al. O/a professor/a de educação física na educação infantil. Revista @mbienteeducação, São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 160-176, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n12019p160a176
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: Acesso em 02 jun. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar, n. 34, p. 241-250, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000200015
CARVALHO, Edna Santos de; LAVOURA, Tiago Nicola. Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da educação física na infância. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23,2020, DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59958
D’AVILA, Alexandra da Silva; SILVA, Lisandra Oliveira. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 36, n.1, p. 44-57, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546431365
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. A esportivização da Educação Física no século do espetáculo: reflexões historiográficas. Revista Histedbr On-line, Campinas, nº 232, mar. 2018.
DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Nacional, 1976.
FERIANI, Gabriela de Paula et al. A prática da observação sistemática para a formação do(a) psicólogo(a): relato de experiência. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 2, p. 157-164, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/226091.54.2-15
FARIAS, Uirá de Siqueira; RODRIGUES, Graciele Massoli. Repensando a Educação Física “na” Educação Infantil: estabelecendo o “com”. Revista Didática Sistêmica, v. 23, n. 1, p. 95-108, 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12803
FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Análise da produção do conhecimento sobre a Educação Física na Educação Infantil. Motrivivência, v. 25, e 25058, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90145
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5. ed. Revisada e Ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
LIMA, Jeferson da Silva; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; OLIVEIRA, Victor José Machado. O planejamento da Educação Física com a Educação Infantil na perspectiva da Sociologia. Zero a seis, Florianópolis, v. 24, n. 45 p. 379-402, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82234
MORAIS, Milena Pedro. Educação Física escolar em contexto inclusivo e o desenvolvimento de estratégias de ensino: um ensaio teórico. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, SP, v. 23, n. 2, p. 161–170, 2022. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p161-170
NEIRA, Marcos Garcia. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Críticas, v. 28, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/lc28202240779
NOGUEIRA, Eliane Aparecida; BENDRATH, Eduard Angelo; BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil a partir da ótica de Gestores Municipais. Revista de Administração Educacional, Recife, V. 1. Nº 2. 2016 jul. /dez, 2016 p.52-68.
QUARANTA Silvia Cinelli; FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; BETTI, Mauro. Ensino da educação física na educação infantil: dificuldades e possibilidades. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 57-81, 2016.
RICHTER, Ana Cristina; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Entrevista com Manuel Jacinto Sarmento. Cadernos de Formação, Florianópolis, p. 11-37, 2015.
RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. As três dimensões dos conteúdos na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, nº 1, p. 51-64. 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v19i1.4314
SAYÃO, Deborah Thomé. Educação Física na Educação infantil: Riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, n. 13, p. 221-236, 1999.
SILVA, Cinthia Lopes da; VELOZO, Emerson Luís; RODRIGUES JÚNIOR, José Carlos. Pesquisa qualitativa em Educação Física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial cultural. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 37-60, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000200003
SILVA, Jhonny Kleber Ferreira et al. Jogos cooperativos: contribuição na escola como meio socializador entre crianças do ensino fundamental. Motrivivência, n. 39, p. 195-205, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p195
SOUZA, Adriano Lopes de et al. A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos para a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 59, p. 1–16, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58123
TONELLO, Maria Georgina Marques. Inclusão nas aulas de Educação Física: aspectos conceituais e práticos. In: SCARPATO, Marta (Org.). Educação Física: como planejar as aulas na educação básica. São Paulo: Avercamp, 2007, p. 157-180.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
VIANA, Peterson Lessnau. Movimentos na Educação Infantil e suas relações com a Educação Física. Revista Chão da Escola, v. 6, n. 1, p. 40-43, 2007. DOI: https://doi.org/10.55823/rce.v6i6.45
ZANOTTO, Luana. Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente. Retratos da Escola, v. 15, n. 31, p. 165–181, 2021. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1073
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode


