Materiais didáticos para a formação docente

olhares possíveis a partir da categoria consciência histórica

Autores

  • Lucilene Aparecida Soares
  • Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v14i14.113

Palavras-chave:

Consciência Histórica, Formação Continuada de Professores, Materiais Didáticos, Relações Étnico-Raciais

Resumo

O presente artigo utiliza o conceito de consciência histórica, de Jorn Rüsen, como categoria analítica para examinar uma obra em particular – “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais” – publicada em 2006 pelo Ministério de Educação (MEC), no contexto de implementação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afrodescendente em todo currículo escolar. A partir dessa Lei, um conjunto de ações foi desencadeada para a formação continuada de professores, com o objetivo de fornecer instrumentos conceituais para o trabalho nas escolas e salas de aula. A pesquisa realizada busca verificar se essa publicação oficial acerca da temática étnico-racial, voltada para a formação continuada de docentes, pode contribuir para a constituição de novos sentidos históricos, os quais estão presentes, de acordo com Rüsen, “quando suas referências ao presente servem de orientação para a vida e a formação de identidade dos sujeitos, quando a lembrança histórica favorece a ação e a formação de identidade”. No caso brasileiro, as diferentes dimensões da identidade não têm caminhado juntas e a constituição de uma identidade nacional forte, na área cívico-política, tem sido bloqueada desde as origens pelos mecanismos de reprodução quase automática das grandes desigualdades. No âmbito sociocultural, o elemento africano foi marginalizado, produzindo uma integração folclorizada (DEBRUN, 1990), cuja superação necessita ser tomada como objetivo essencial na formação de professores. Pretende-se, portanto, evidenciar de que maneira estas publicações didáticas reconhecem e apresentam elementos que possam estimular processos de desenvolvimento da consciência histórica, mas numa perspectiva que supera a identidade individual e transcende para uma identidade coletiva que contemple os diferentes grupos presentes na formação do Brasil (indígenas, europeus e africanos).

Referências

ALVES, Ronaldo Cardoso. Representações Sociais e a Construção da Consciência Histórica. Dissertação apresentada para o Programa dePós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE / USP), São Paulo, 2006.

Castells, Manuel. Le pouvoir de l’identité. Paris: Fayard, 1999, p. 16.

CAVALLEIRO, Eliane. Introdução. In: Ministério da Educação e Cultura. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais.Brasília: SECAD, 2006.

Debrum, Michel – A Identidade Nacional Brasileira; Estud. av. vol.4 no.8 São Paulo Jan./Apr. 1990. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S010340141990000100004GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Cotidiano escolar, livros didáticos e formação docente. In: FONSECA, Selva Guimarães; JUNIOR, Décio Gatti(orgs.). Perspectivas do Ensino de História: Ensino, Cidadania e Consciência Histórica. Universidade Federal de Uberlândia. Editora: EDUFU,2010, p. 361 - 371.

GRUPIONI, Luís Doniste Benzi. Educação em contexto de diversidade étnica: os povos no Brasil. In RAMOS, Marise Nogueira. BARROS,Graciele Maria Nascimento. (orgas.) Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília; Secretaria de Educação Média e Tecnológica,2003.

KING, Joyce Elaine. A Passagem Média Revisada: A Educação para a liberdade humana e a crítica epistemológica feita pelos estudosnegros. In SILVA, Luiz Heron da. AZEVEDO, José Carlos de. SANTOS, Edmilson Santos. (orgs.) Restruturação Cuirricular: novos mapas culturais,novas perspectivas Educacionais. Porto Alegre; Sulina, 1996.

Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a educação dasRelações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

MUNANGA, Kabengele. Algumas Considerações sobre a Diversidade e a Identidade Negra no Brasil. In RAMOS, Marise Nogueira.

BARROS, Graciele Maria Nascimento. (orgas.) Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília; Secretaria de Educação Média eTecnológica, 2003.

NUNES, Georgina Helena Lima. Educação Quilombola. In Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização eDiversidade. Orientações e Ações para a educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Negros Personagens nas Narrativas Literárias Infanto-Juvenis Brasileiras: 1979-1989. (Dissertação deMestrado), UNEB, 2003.

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o Ensino da História. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. BARCA, Isabel. MARTINS, Estevão de Resende. (orgs). Curitiba;Ed UFPR; 2010SILVA JÚNIOR, Hédio. Anotações conceituais e jurídicas sobre educação infantil, diversidade e igualdade racial. In BENTO, MariaAparecida Silva, (org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo; Centro de Estudosdas Relações de Trabalho e Desigualdades, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Formação da Consciência Histórica de Alunos e Professores e o Cotidiano emAulas de História. Cad. CEDES vol.25 no.67 Campinas Sept./Dec. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000300003SOARES, Lucilene Aparecida. Construir a Diversidade Brincando: como os jogos podem contribuir no debate étnico-racial no espaçoescolar. Monografia. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000300003

Downloads

Publicado

31/12/2016

Como Citar

Aparecida Soares, L. ., & Maria Figueiredo Braga Garcia, T. . (2016). Materiais didáticos para a formação docente: olhares possíveis a partir da categoria consciência histórica. Revista Chão Da Escola, 14(1), 48–59. https://doi.org/10.55823/rce.v14i14.113

Edição

Seção

Artigos