A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE

UMA EXPERIENCIA EXITOSA ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Eveline Bezerra de Souza Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Priscila da Silva Castro Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Isabella Piassi Dias-Godói Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Maíra Catherine Pereira Turiel Silva Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Leticia Dias Lima Jedlicka Universidade Federal do Sil e Sudeste do Pará Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.142

Palavras-chave:

Educação, Cooperação Academica, Endemias

Resumo

Estratégias transdisciplinares possibilitam o desenvolvimento de atividades educativas colaborando para a construção de um saber comum. O objetivo deste artigo é compartilhar experiencias de integração entre ensino, pesquisa e extenção. Durante 2017-2019 foram realizadas atividades na busca pela integração do ensino formal com projetos de extensão e pesquisa, vinculados a Universidades, Vigilância Ambiental e de Endemias e Centro de Controle de Zoonoses. Foram desenvolvidas atividades como visitação domiciliar com orientações sobre combate e prevenção à endemias, feira de ciências com jogos, palestras e teatro. Os resultados beneficiaram discentes, profissionais, assim como a população atendida, contribuindo mutuamente para esta formação transdisciplinar.

Biografia do Autor

Eveline Bezerra de Souza, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA (2007), período no qual se dedicou com mais afinco na área de Microbiologia, com especial atenção para Bacteriologia, onde exerceu a função de estagiária do Instituto Evandro Chagas - IEC na Seção de Bacteriologia (2005-2006). Participou como bolsista de Pesquisa no período de 2007 e 2008 na categoria de Aperfeiçoamento II, para realização do Projeto "Desenvolvimento de Estudos e pesquisas na Área de Saúde, em especial o Controle de Doenças Endêmicas, Investigação sobre a Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Capacitação de Técnicos para Ações de Diagnósticos e Controle na Área de influência Direta do Projeto Juruti", financiado pela OMNIA Minérios LTDA e executado pelo IEC e pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA). Concluiu um Curso de Especialização em Análises Clínicas com Ênfase no Diagnóstico Laboratorial de Doenças Tropicais, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006). Obteve o Título de Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFPA em 2010, com trabalho na área de Microbiologia e Epidemiologia. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na área de Microbiologia e Parasitologia.

Priscila da Silva Castro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação (2007) e especialização em Nutrição (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista de iniciação científica do CNPq (2004-2006) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) na área de Neurobiologia, Nutrição e Comportamento Cognitivo. Bolsista de AT-CNPq (2007-2008) no grupo de pesquisa em Epidemiologia Nutricional do Instituto de Nutrição (UFRJ) onde desempenhou atividades vinculadas a projetos de pesquisa na área materno-infantil (estudos de coorte e ensaio clínico randomizado aleatorizado). Mestre em Nutrição Humana (2010) pelo Programa de Pós Graduação (PPGN) do Instituto de Nutrição Josué de Castro/UFRJ, bolsista CAPES. Especialista em Gênero e Sexualidade (2014) pelo CLAM/IMS/UERJ. Doutora em Saúde Coletiva (2015) pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/ UFRJ), bolsista CAPES. Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade da Amazônia (Unama/Ser Educacional) e docente do curso de gastronomia da mesma Universidade (2016). Vice-diretora da FACISB/UNIFESSPA (2017/2018). Diretora da Faculdade de Saúde Coletiva (FASC/UNIFESSPA) e coordenadora do curso de graduação em Saúde Coletiva (2018/2019). Atualmente professora adjunto C do curso de Saúde Coletiva, Vice-diretora da FASC e Chefe do Setor de Apoio à Integração Acadêmica e Científica da Pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis (PROEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ? Unifesspa. Avaliadora de cursos presenciais de graduação em Nutrição pelo INEP/MEC. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica Nutricional e Epidemiologia Nutricional e na área de Saúde Coletiva com ênfase nas Ciências Sociais e Humanas voltadas para Saúde.

Isabella Piassi Dias-Godói, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Farmacêutica (2011), Especialista em Educação Empreendedora (2019) e Mestre em Biotecnologia aplicada a Saúde (2014). Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) com atividades desenvolvidas (Doutorado Sanduiche) na Universidade Strathclyde (Escócia) aplicadas à Farmacoeconomia e Saúde Pública. Experiência como pesquisadora pelo Centro Colaborador do Sistema Único de Saúde - Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde (CCATES/UFMG), no período de 2014 a 2018, com projetos e publicações no contexto de avaliações de tecnologias em saúde, estudos epidemiológicos, econômicos e de efetividade clínica. Atua como Professora adjunta do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus UFRJ-Macaé) pela área de Farmácia Social com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Coordena o Grupo de Gestão, Economia e Educação em Saúde e Serviços Farmacêuticos (GEESFAR) envolvendo professores e pesquisadores de diferentes instituições públicas. Experiência como professora adjunta pela Faculdade de Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entre 2018 e 2022, com atividades direcionadas ao cenário de política, planejamento, gestão e educação em saúde, e foi Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Saúde Coletiva/Unifesspa (2018-2022). Atuou como Coordenadora de Estágio do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva associado aos eixos temáticos de Educação em Saúde, Gestão e Vigilância em Saúde (2019-2021). Experiência em docência em cursos da área de saúde em instituições públicas e privadas para o nível técnico e superior (graduação e pós graduação). Revisora de periodicos internacionais. Interesses: Assistência Farmacêutica, Saúde Coletiva, Farmacoeconomia, Medicina Tropical, Educação em Saúde e Gestão dos serviços em Saúde.

Maíra Catherine Pereira Turiel Silva, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Doutora em Biologia Parasitária na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará/Instituto Evandro Chagas. Professora Assistente, no Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), ministrando disciplinas em Eixo Morfofuncional (Fisiologia Humana, Anatomia Humana, Histologia e Embriologia) além de citopatologia, parasitologia e parasitologia clínica. Professora da pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do exercício aplicada a academia e personal trainer; e Especialização em Treinamento Desportivo pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Formação em Fisioterapia, Mestre em Neurociências e Biologia Celular (UFPA). Experiência na área de fisioterapia e Pilates, com ênfase em fisioterapia neurofuncional e terapia manual. Formação em Maitland, Mulligan, Mobilização Neural, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, Estabilização Segmentar das Articulações Periféricas e Tape Funcional, Pilates (Método Pilates Australia Control) e Formação em Programação Neurolínguistica (PNL).

Referências

BRASIL, Presidência da República. (2012). LEI Nº 12.604, DE 3 DE ABRIL DE 2012. Institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 03 de Abril.

CASTRO, M. G. & ALVES, D. A. (2007). Ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa: origem e trajetória institucional (1926–1988). Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 70 jul.-set. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227038

GODÓI, I. P.; SILVA, L. V. D.; SARKER, A. R.; MEGIDDO, I.; MORTON, A.; GODMAN, B.; ALVARES-MADRAZO, S., BENNIE, M., GUERRA-JUNIOR, A. A (2018). Economic and epidemiological impact of dengue illness over 16 years from a public health system per-spective in Brazil to inform future health policies including the adoption of a dengue vac-cine. Expert Review of Vaccines, 17 (12), 1123-1133. DOI: https://doi.org/10.1080/14760584.2018.1546581

GODÓI, I. P.; LEMOS, L. L. P., ARAÚJO, V. E., BONOTO, B. C., GODMAN, B.; GUERRA-JUNIOR, A. A. (2017). CYD-TDV Dengue Vaccine: Systematic Review and Meta-Analysis of Efficacy, Immunogenicity and Safety. Journal of Comparative Effectiveness Research. v. 6 n. 2, 165-180. DOI: https://doi.org/10.2217/cer-2016-0045

GONÇALVES, N. G. (2015). Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229

MARTINS, M. A. (2009). Transdisciplinaridade: discurso ou realidade? (Dissertação de Mestrado). Universidade de Sorocaba, Sorocaba, Brasil. Recuperado de http://educacao.uniso.br/producao-discente/ dissertacoes/2009/ Marinete_Aparecida_Martins. pdf.

NEUBER, H. (2008). Leishmaniasis. Journal of the German Society of Dermatology, n.6, v.9. 754-65. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1610-0387.2008.06809.x

NICOLESCU, B. (2006). Transdisciplinarity: past, present and future. In: Moving Worldviews: Reshaping sciences, policies and practices for endogenous sustainable devel-opment, 1 ed. Holland: COMPAS Editions.

NICOLESCU, B. (2008). Transdisciplinarity: Theory and Practice. Advances in Systems Theory, Complexity, and the Human Science. 1 ed., New York: Hampton Press.

SAKTHIANANDESWAREN, A.; FOOTE, S. T. & HANDMAN, E. (2009). The role of host genetics in Leishmaniasis. Trends in Parasitology, v.25, n. 8, Ago. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pt.2009.05.004

SANTOS, A. (2008). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37. jan./abr. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007

SILVEIRA, F. T.; LAINSON, R. & CORBETT, C. E. P. (2004). Clinical and Immunopatho-logical Spectrum of American Cutaneous Leishmaniasis with Special Reference to the Dis-ease in Amazonian Brazil - A Review. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 99, n.3 Mai. DOI: https://doi.org/10.1590/S0074-02762004000300001

ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. (2020). Casos de dengue nas Américas ultrapassam 3 milhões em 2019. Recuperado de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6108:casos-de-dengue-nas-americas-ultrapassam-3-milhoes-em-2019&Itemid=812.

ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. (2018). Leishmanioses - Informe Epidemiológico das Américas. Recuperado de https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/34857/LeishReport6_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y.

Arquivos adicionais

Publicado

09/11/2022

Como Citar

de Souza, E. . B., da Silva Castro, P. ., Piassi Dias-Godói, I., Silva, M. C. P. T. ., & Dias Lima Jedlicka, L. (2022). A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIENCIA EXITOSA ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO. Revista Chão Da Escola, 19(1), 69–81. https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.142

Edição

Seção

Artigos