Resolução de problemas matemáticos
desafio na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v10i10.78Palavras-chave:
resolução de problemas matemáticos, dificuldade de aprendizagem, ensino da matemática, etnomatemáticaResumo
A complexidade da matemática sugere que se promova o ensino como uma concepção de aprendizagem, a qual considera o aluno como sujeito aprendente no processo do conhecimento, estabelecendo relações entre o que ele já sabe e o que ainda lhe é desconhecido. Nesse processo de aprendizagem podem ocorrer dificuldades, tais como a discalculia, que impede a compreensão dos processos matemáticos pelo educando. No ensino da matemática, a resolução de problemas vem sendo continuamente estudada e pesquisada pelos educadores, devido à sua importância no cotidiano dos alunos. Na resolução de problemas matemáticos, o aluno busca resolver o trabalho mental, desafiando a curiosidade, possibilitando o prazer pela descoberta, desenvolvendo habilidades e competências matemáticas. Procura-se contextualizar a matemática como processo sociocultural que visa compreender todo o conhecimento cotidiano, científico ou tecnológico como um resultado de construção humana, que está inserida no processo histórico-social. A mediação do professor é tarefa fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica, sem reflexão sobre aquilo que se está aprendendo. Portanto, mediar a aprendizagem não significa dar a resposta pronta ao educando. é conduzi-lo ao raciocínio de maneira segura, permitindo que ele construa o seu próprio aprendizado de maneira contundente e que desenvolva o raciocínio lógico e o pensamento crítico.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetroscurriculares nacionais: matemática. Brasília, 1997.
CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas? Estratégias de resolução deproblemas matemáticos em sala de aula. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CARREHAR, T. N. Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação.
6.ed. Petrópolis:Vozes, 1991.
CHAMAT, Leila Sara José. Técnicas de intervenção psicopedagógica: para dificuldades eproblemas de aprendizagem. São Paulo: Vetor, 2008.
COÊLHO, Ana Silvia Borges Figueral. A intervenção psicopedagogica na parceria com osprofessores. Disponível em: . Acesso em: 27/08/2010.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O programa etnomatemática. Disponível em: .Acesso em: 01/09/2010.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática, 2007.
GARCÍA SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio. Dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica.Porto Alegre: Artmed, 2004.
JOHNSON, Doris J.; MYKLEBUST, Helmer R. Distúrbio de aprendizagem-princípios e práticaseducacionais. São Paulo: Pioneira,1987.
MARINCEK, Vânia (coord). Aprender matemática resolvendo problemas. Porto Alegre,Artmed, 2001.
NUNES, Adriana Lima. O papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem.
Disponível em: . Acesso em: 31/08/2010.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto matemático. Rio de Janeiro:Interciências, 2006.
SISTO, Fernandes Fermino et al. (org). Dificuldades de aprendizagem no contextopsicológico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SOUSA, Ariana Bezerra. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensinoda matemática. Disponível em: . Acesso em:23/07/2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode