Resolução de problemas matemáticos

desafio na aprendizagem

Autores

  • Maria Dorotéia de Carvalho Reitz
  • Humberto Silvano Herrera Contreras

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v10i10.78

Palavras-chave:

resolução de problemas matemáticos, dificuldade de aprendizagem, ensino da matemática, etnomatemática

Resumo

A complexidade da matemática sugere que se promova o ensino como uma concepção de aprendizagem, a qual considera o aluno como sujeito aprendente no processo do conhecimento, estabelecendo relações entre o que ele já sabe e o que ainda lhe é desconhecido. Nesse processo de aprendizagem podem ocorrer dificuldades, tais como a discalculia, que impede a compreensão dos processos matemáticos pelo educando. No ensino da matemática, a resolução de problemas vem sendo continuamente estudada e pesquisada pelos educadores, devido à sua importância no cotidiano dos alunos. Na resolução de problemas matemáticos, o aluno busca resolver o trabalho mental, desafiando a curiosidade, possibilitando o prazer pela descoberta, desenvolvendo habilidades e competências matemáticas. Procura-se contextualizar a matemática como processo sociocultural que visa compreender todo o conhecimento cotidiano, científico ou tecnológico como um resultado de construção humana, que está inserida no processo histórico-social. A mediação do professor é tarefa fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica, sem reflexão sobre aquilo que se está aprendendo. Portanto, mediar a aprendizagem não significa dar a resposta pronta ao educando. é conduzi-lo ao raciocínio de maneira segura, permitindo que ele construa o seu próprio aprendizado de maneira contundente e que desenvolva o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

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Publicado

31/12/2012

Como Citar

Dorotéia de Carvalho Reitz, M. ., & Silvano Herrera Contreras, H. . (2012). Resolução de problemas matemáticos: desafio na aprendizagem. Revista Chão Da Escola, 10(1), 48–57. https://doi.org/10.55823/rce.v10i10.78

Edição

Seção

Artigos