Para além da visão simplista de apenas um ano a mais no Ensino Fundamental

Autores

  • Cristina Rolim Chyczy Bruno

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v7i7.53

Palavras-chave:

organização pedagógica

Resumo

Como será o primeiro ano com o ingresso da criança mais cedo na escolar em decorrência da ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos? A pedagoga Cristina Rolim Bruno propõe que a metodologia de alfabetização respeite a criança que brinca e estimule o desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura por meio de atividades enriquecedoras.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Ba, Be, Bi, Bo, Bu. São Paulo: Scipione, 1998.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo Básico: “compromisso permanente para amelhoria da qualidade do ensino na escola pública”. 1996.

KRAMER, Sonia e BAZÍLIO, Luiz Cavalieri. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez ,2003.

MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras,1997.

MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

ROSA, João Guimarães. (1908-1967). Manuelzão e Miguelim. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1984by Herdeiras de João Guimarães Rosa.

SOARES, Magda. LETRAMENTO: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. In: Revista Pátio: ArtMedEditora, número 29 - ano 7. Fev. Abril 2004.

WACHOWICZ, Lilian. Avaliação e Aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos (org). Lições de Didática.Campinas: Papirus, 2006.

Downloads

Publicado

31/12/2008

Como Citar

Rolim Chyczy Bruno, C. . (2008). Para além da visão simplista de apenas um ano a mais no Ensino Fundamental. Revista Chão Da Escola, 7(1), 28–31. https://doi.org/10.55823/rce.v7i7.53

Edição

Seção

Artigos