Re-criar o recreio
iniciativas de intervenção pedagógica no tempo livre das crianças da Escola Municipal CEI Professor José Cavallin
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v10i10.76Palavras-chave:
recreio, escola, Educação FísicaResumo
O recreio é um conceito inserido no contexto escolar sendo na maioria das vezes ignorado enquanto espaço/tempo pedagógico. A intenção deste projeto foi de problematizar o conceito de recreio escolar e verificar os seus usos dentro do cotidiano da escola. Pode-se observar que a relação das crianças com este universo envolve uma série de disputas pelo uso dos espaços e materiais disponíveis. A partir desta constatação, foi proposto aos alunos a construção de novas dinâmicas e materiais para mediar as práticas estabelecidas até então. Desta forma, o diálogo com os alunos possibilitou a releitura deste espaço, pautada na perspectiva das regras do jogo e das práticas instituídas. Em contrapartida, a inclusão de novas dinâmicas, associadas ao conhecimento prévio das crianças sobre este espaço, possibilitou a transformação deste cenário. O recreio, que antes era um espaço marcado pelos conflitos entre os alunos, tornou-se um ambiente dialógico, onde as crianças puderam construir em conjunto as próprias práticas de forma autônoma.
Referências
BRASIL. Parecer 002. Brasília: Câmara de Educação Básica/Conselho de EducaçãoBrasileira, 2003.
CAVALLARI, R.C.; ZACARIAS, V. Trabalhando com recreação. 2. ed. São Paulo: Ícone. 1994.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,1992.
CRUZ, T.M., CARVALHO, M.P. Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental.
Cadernos Pagu (26), jan./jun. 2006, p.113-143.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo:Scipione, 1997.
LOPES, L., LOPES, V.P., PEREIRA, B. Atividade Física no recreio escolar: estudo deintervenção em crianças dos seis aos 12 anos. Revista Brás. De Ed. Fis. Esp., V.20, n.4, out./dez.2006, p.271-280.
MANDARINO, C.M. Regularidade e agressividade: categorias de análise no recreio de umaluno com deficiência mental. Porto Alegre: UFRGS. 2000.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. Campinas, SP: Papirus, 1987.
NEUENFELD, D.J. Recreio escolar: o que acontece longe dos olhos dos professores?. Revistade Educação Física/UEM, v.14, p. 37-45, 1.sem. 2003.
PRODÓCIMO, E.; RECCO, K. V. Recreio escolar: uma análise qualitativa sobre a Agressividadeentre estudantes de ensino fundamental. In: VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR -EDUCERE, Curitiba: Editora Champagnat, Fundação Araucária, 2008. v. 1. p.10564-10575.
ROCKWELL, Elsie. De Huellas, bardas y veredas: una historia cotidiana de la escuela.
In ROCKWELL, Elsie (cord) La escuela cotidiana. 2a. reimpr. México, Fondo de CulturaEconómica, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode