A importância de atividades lúdicas nas turmas de 1º ano do ensino fundamental

Autores

  • Amanda Tracz Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.102

Palavras-chave:

Salas alfabetizadoras, Atividades lúdicas, Leitura e escrita

Resumo

Muito se discute sobre a prática pedagógica, formação continuada, mas é preciso debatermos sobre o ambiente alfabetizador. Este tem que ser acolhedor e que leve o aluno a desejar aprender. Seus detalhes e atividades precisam ter significado. O planejamento estabelece rumos para o ensino da turma, por isso é fundamental que seja devidamente pensado e refletido. Esse artigo tem como objetivo explanar uma proposta lúdica aplicada em uma turma de 1º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba, demonstrando que é possível resgatar a ludicidade com crianças tão pequenas e concomitantemente obter avanços por meio desta estratégia.

Referências

CAGLIARI, L.C. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

DORNELLES, L. V. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, C. M.; e KAERCHER, G. E. P. S. (Org.) Educação Infantil Prate quero? Porto Alegre: Artmed, 2001FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre: Artmed, 2001FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HALLIDAY, M. A. K. El languaje como semiótica social - la interpretación social del lenguaje y del Significado. Santafé de Bogotá,Colômbia: Fondo de Cultura Econômica, 1998MALUF, M.R.; CARDOSO-MARTINS, C. Alfabetização no século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012 (Como eu ensino).

SEBER, M. G. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 1997.

STENHOUSE, L. O docente como profissional reflexivo. In: Contreras, J. A autonomia de professores. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 117-146TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever. Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 1995.

TUNMER, W.E. Como a ciência forneceu as bases teóricas para resolução do “grande debate” sobre métodos de leitura em ortografias alfabéticas.

In: MALUF, M.R.; CARDOSO-MARTINS, C. Alfabetização no século XXI. Como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Tracz Pereira Leite, A. (2015). A importância de atividades lúdicas nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. Revista Chão Da Escola, 13(1), 48–55. https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.102

Edição

Seção

Artigos