ENCANTOS E BONITEZAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.135Palavras-chave:
Educação, Encantos, BonitezasResumo
A educação passa por uma grande revolução com as finalidades do processo de ensinar e a escola mostra-se como espaço fundamental a esse necessário acontecimento. Nessa concepção, objetivamos: (i) refletir sobre os encantos e as bonitezas na educação e na sociedade; (ii) discutir que os fascínios, encantos e belezas na escola não omitem as problemáticas vivenciadas na instituição; (iii) despertar professores e alunos para o mais sofisticado e fascinante espetáculo revolucionário da sociedade e do ser humano: a educação. Assim, estas ponderações de natureza reflexiva sejam capazes de orientar os propósitos educativos na vida das pessoas.
Referências
CURY, Augusto. O Mestre dos mestres. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
CURY, Augusto. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007a.
CURY, Augusto. Treinando a emoção para ser feliz: nunca a autoestima foi tão cultivada no solo da vida. 2ª ed. São Paulo:
Editora Academia de Inteligência, 2007b.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 7ª ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2015.
AUTOR 1. As facetas da avaliação na deficiência intelectual. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: deficiência intelectual e empregabilidade. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019a.
AUTOR 2. Incluir: um verbo da essência humana. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: deficiência visual e tecnologias. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019b.
AUTOR 3. Questões educacionais do aluno com surdez. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: surdez e ensino bilíngue. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019c.
AUTOR 4. Autismo no contexto escolar: questões e discussões. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: altas habilidades e autismo. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019d.
AUTOR 5. Ler e produzir textos: metodologias e orientações no ensino. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019e.
AUTOR 6. Educação especial no Brasil: percursos e avanços. In: AUTOR 6. Educação Inclusiva no Brasil: história, gestão e políticas. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019f.
AUTOR 7. Alunos no espelho: coesão e coerência textuais. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2021a.
AUTOR 8. As políticas de inclusão no Brasil. In: AUTOR 8. Educação Inclusiva no Brasil: legislação e contextos. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2021b.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode