ENCANTOS E BONITEZAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ivan Vale de Sousa Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino em Parauapebas, Pará. https://orcid.org/0000-0002-7244-2823

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.135

Palavras-chave:

Educação, Encantos, Bonitezas

Resumo

A educação passa por uma grande revolução com as finalidades do processo de ensinar e a escola mostra-se como espaço fundamental a esse necessário acontecimento. Nessa concepção, objetivamos: (i) refletir sobre os encantos e as bonitezas na educação e na sociedade; (ii) discutir que os fascínios, encantos e belezas na escola não omitem as problemáticas vivenciadas na instituição; (iii) despertar professores e alunos para o mais sofisticado e fascinante espetáculo revolucionário da sociedade e do ser humano: a educação. Assim, estas ponderações de natureza reflexiva sejam capazes de orientar os propósitos educativos na vida das pessoas.

Referências

CURY, Augusto. O Mestre dos mestres. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

CURY, Augusto. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007a.

CURY, Augusto. Treinando a emoção para ser feliz: nunca a autoestima foi tão cultivada no solo da vida. 2ª ed. São Paulo:

Editora Academia de Inteligência, 2007b.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 7ª ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2015.

AUTOR 1. As facetas da avaliação na deficiência intelectual. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: deficiência intelectual e empregabilidade. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019a.

AUTOR 2. Incluir: um verbo da essência humana. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: deficiência visual e tecnologias. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019b.

AUTOR 3. Questões educacionais do aluno com surdez. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: surdez e ensino bilíngue. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019c.

AUTOR 4. Autismo no contexto escolar: questões e discussões. In: AUTOR. Educação Inclusiva no Brasil: altas habilidades e autismo. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019d.

AUTOR 5. Ler e produzir textos: metodologias e orientações no ensino. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019e.

AUTOR 6. Educação especial no Brasil: percursos e avanços. In: AUTOR 6. Educação Inclusiva no Brasil: história, gestão e políticas. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019f.

AUTOR 7. Alunos no espelho: coesão e coerência textuais. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2021a.

AUTOR 8. As políticas de inclusão no Brasil. In: AUTOR 8. Educação Inclusiva no Brasil: legislação e contextos. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2021b.

Arquivos adicionais

Publicado

09/11/2022

Como Citar

Sousa, I. V. de. (2022). ENCANTOS E BONITEZAS NA EDUCAÇÃO. Revista Chão Da Escola, 19(1), 47–68. https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.135

Edição

Seção

Artigos