A gestão da educação pela perspectiva de Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v7i7.56Palavras-chave:
Gramsci, gestão da educaçãoResumo
Este artigo possui como categoria de análise a gestão da educação a partir dos Conselhos de Fábrica propostos por Antonio Gramsci. Tem como objetivo principal fornecer subsídios teórico-práticos ao debate sobre gestão da educação, conselhos escolares e gestão escolar como vias de luta político-pedagógica no âmbito da escola.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96. Brasília, 1996.
COUTINHO, C. N. Gramsci. Porto Alegre: L&PM, 1981.
FERREIRA, N. S. C. Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. (Org.) 5 ed. SãoPaulo: Cortez, 2006.
GENNARI, E. Senso comum e bom senso na construção do poder dos trabalhadores. NEP: Núcleo deEducação Popular. São Paulo, 1997.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 10 ed. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 1995.
GRAMSCI,A. Caderno 12 – Documento Especial in Historia & Perspectivas nº 5. Uberlândia – U.F. Uberlândia, 1991.
GRAMSCI,A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro:civilização Brasileira, 1968.
JESUS, A. T. de. O pensamento e a prática escolar de Gramsci. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SCHLESENER, A. H. Hegemonia e cultura: Gramsci. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2001.
SCHLESENER, A. H.A. Revolução e cultura em Gramsci. Curitiba: UFPR, 2002.
SCHLESENER, A. H. Antonio Gramsci e a Política Italiana: pensamento, polêmicas, interpretação. Curitiba:UTP, 2005.
SECCO, Lincoln. Gramsci e o Brasil. Recepção e difusão de suas idéias. São Paulo: Cortez, 2002. 119p.
UFPR – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Conselho de Escola: construindo a democracia. Projeto deExtensão Universitária: “A Formação do Conselheiro de Escola: Construindo a Democracia”. UFPR, SISMMAC& SISMMAR. Curitiba, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode