Viajando com jogos autóctones da América Latina
um relato de experiência em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I para além da representação
DOI:
https://doi.org/10.55823/RCE.V22.316Palavras-chave:
jogos autoctonesResumo
Este artigo relata a experiência de um projeto desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola particular da cidade de São Paulo que teve como tema jogos autóctones latino-americanos. Tendo como pano de fundo o pensamento do filósofo pós-estruturalista Gilles Deleuze acerca da aprendizagem, procuramos escapar das linhas hegemônicas que fomentam a imposição de signos sobre os corpos no processo de ensino-aprendizagem. Nos aproximamos de uma aprendizagem como propõe Virgínia Kastrup, escapando de um pensamento representacional. O artigo traz o percalço do projeto: sua concepção, desenvolvimento, alguns achados e análises tecidos a partir de experiências acontecidas em aula.
Referências
ADICHIE, C. N. The danger of a single story. 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story Acesso em: 21 de maio de 2024.
CAMARGO, V. T. Jogo de pelota e sacrifício humano. Cienc. Cult., São Paulo, v. 56, n. 1, p. 21-22, Jan. 2004.
DELEUZE. G. Spinoza: Philosophie pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Trad. A. C. Piquet e R. Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
DIAS, D. I.; OLIVEIRA, F. D. Uma viagem pelo mundo: uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física Escolar a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, ano VII, vol. 1, jul. 2021, São Paulo, p. 93-108.
DIAS, D. I. Do intercessor figura-palhaça: um possível da docência contra o entristecimento. 2024. 153 páginas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Sorocaba, SP. 2024.
GODOY, Luís Bruno de. O jogo enquanto um emaranhado rizomático: devindo jogadores-artistas. 2023. 271 páginas. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, SP. 2023.
KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, v. 6, n. 1, p. 17–27, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LAVEGA BURGUÉS, P. Juegos y deportes populares tradicionales. Barcelona: INDE, 2000.
LODOÑO, F. T. No princípio da história, era um jogo de bola. jogo, poder e religião entre os maias. São Paulo: REVER, v. 15 n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.21724/rever.v15i1.23590
RENDÓN, M. J. P. De la herencia a la enajenación: danzas y bailes" tradicionales" de Yucatán. Unam, 2005.
SANTOS, B. S. Subjetividade, cidadania e emancipação. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 32, pp. 135-191, jun. 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode