Viajando com jogos autóctones da América Latina

um relato de experiência em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I para além da representação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.316

Palavras-chave:

jogos autoctones

Resumo

Este artigo relata a experiência de um projeto desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola particular da cidade de São Paulo que teve como tema jogos autóctones latino-americanos. Tendo como pano de fundo o pensamento do filósofo pós-estruturalista Gilles Deleuze acerca da aprendizagem, procuramos escapar das linhas hegemônicas que fomentam a imposição de signos sobre os corpos no processo de ensino-aprendizagem. Nos aproximamos de uma aprendizagem  como propõe Virgínia Kastrup, escapando de um pensamento representacional. O artigo traz o percalço do projeto: sua concepção, desenvolvimento, alguns achados e análises tecidos a partir de experiências acontecidas em aula.

Biografia do Autor

Diogo Inácio Dias, Colégio Itaca

Professor de Educação Física do Colégio Ítaca, docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Embu das Artes, Mestre em Educação pela UFSCar, licenciado em Arte-Teatro pela UNESP e licenciado em Educação Física pela USP.

Luis Bruno de Godoy, UNICAMP

Doutor em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp; Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Unicamp; Bacharel em Ciências do Esporte, FCA, Unicamp

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Publicado

14/04/2025

Como Citar

Inácio Dias, D. ., de Godoy, L. B., & Zaim-de-Melo, R. (2025). Viajando com jogos autóctones da América Latina: um relato de experiência em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I para além da representação. Revista Chão Da Escola, 22(1), 84–110. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.316

Edição

Seção

Artigos