Esportes de aventura nas aulas de Educação Física

Autores

  • Dilvano Leder de França
  • Soraya Corrêa Domingues

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.105

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino fundamental, Interdisciplinaridade, Práticas corporais, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades e os desafios apresentados no processo de inclusão e aplicação dos esportes de aventura como conteúdo nas aulas de educação física no ciclo II do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa são alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental de três escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. A pesquisa ocorreu de forma bibliográfica e pesquisa de campo, verificando as possibilidades e dificuldades encontradas, analisando as contribuições no desenvolvimento educacional dos estudantes, e justificando a sua inclusão nas aulas de educação física. A coleta de dados ocorreu nas aulas da disciplina de educação física, visando a prática corporal das atividades de esportes de aventura por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline e arvorismo.

Referências

BAQUERO, R. e NARODOWSKI, M. ¿Existe la infancia? Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, ano 3, n. 4, p.61-66, jul. 1994.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28,jan./fev./mar./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

CERTEAU, M. A Cultura no Plural. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012.

FABRIS, E. T. H., MARCELLO, F. A. e SOMMER, L. H. Crisis de la infancia moderna y nuevas configuraciones de la metáfora de la infancia. RevistaEducación y Pedagogía, v. 23, n. 60, maI./ago. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIDDENS, A. As Conseqüências da Modernidade. 5 ed. São Paulo: Unesp, 1991.

GIROUX, H. O pós modernismo e o discurso da crítica educacional. IN: SILVA, T. T. (Org). Teoria crítica em tempos pós modernos, PortoAlegre: Artes Médicas, 1993.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p.15-46, jul./dez. 1997.

HALL, S. On postmodenism and articulation: An interview. Journal of Communication Inquiry, n. 10, p. 40-56, jun. 1986.

LEFF, E. Diálogo de saberes, saberes locais e racionalidade ambiental na construção social da sustentabilidade. Cortez Editora. 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NARODOWSKI, M. Después de clase: desencantos de la escuela actua. Buenos Aires: Novedades Educativas, 1999.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Leder de França, D., & Corrêa Domingues, S. . (2015). Esportes de aventura nas aulas de Educação Física. Revista Chão Da Escola, 13(1), 74–83. https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.105

Edição

Seção

Artigos