Vida de professores

Uma descrição trágica/cômica da docência brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.326

Palavras-chave:

Comédia, Condição de trabalho, Educação

Resumo

A vida dos professores da educação básica no Brasil é marcada por desafios decorrentes da desvalorização da profissão. Este artigo, buscou identificar as características fundamentais da vivência professoral, utilizou uma abordagem qualitativa, analisando o trabalho do comediante Diogo Almeida, que retrata os dramas da vida dos professores através do stand-up comedy. A análise de núcleos de significação revelou que o humor pode ser uma forma de resistência e denúncia. Os resultados indicam que os professores enfrentam desafios sérios nas condições de trabalho, questões sociopolíticas e problemas de saúde mental. A pesquisa demonstra a importância de reconhecer e abordar as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Jerry Adriano Raimundo, Universidade Federal do Paraná

Docente em anos iniciais na Prefeitura Municipal de Curitiba (2012-2024). Doutor em Educação (UFPR-2023 [Capes/7]). Mestre em educação (UFPR-2017). Licenciado em Filosofia (UNINTER-2020). Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL-2013); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (ESAP-2011); Licenciado em Pedagogia (UEM-2010); Licenciado em Normal Superior (UEM-2009); e, Bacharel em Teologia (SPR-2003). Tem interesse nos estudos de: Cognição; Complexidade; Fenomenologia Existencial; Linguagem; Ontologia; Práxis; e, Psicanálise.

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009); Especialização em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010); Especialização em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010). Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2011). Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2012) Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGFECT-UTFPR (2017); Graduação em Pedagogia no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2024). Membro do GPEACS - Grupo de Pesquisa sobre Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR), do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP-IPHAN-UFPR). Pedagogo e Professor na Rede Municipal de Educação de Pinhais Paraná. Atualmente sou coordenador da Unidade de Educação Integral Guilherme Ceolin em Pinhais - Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e de Biologia, Formação de professores, Metodologia de ensino, Resíduos Sólidos.

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Publicado

14/04/2025

Como Citar

Raimundo, J. A. ., & Marques, R. (2025). Vida de professores: Uma descrição trágica/cômica da docência brasileira. Revista Chão Da Escola, 22(1), 60–83. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.326

Edição

Seção

Artigos