Aprendendo com os guarás

relato de experiência de uma oficina de matemática num projeto de extensão universitária

Autores

  • Zinara Marcet de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.114

Palavras-chave:

Sistema monetário, Jogos matemáticos, Extensão universitária

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de uma oficina de matemática realizada em um projeto de extensão universitária. A atividade de extensão foi desenvolvida numa comunidade situada numa área de preservação do litoral paranaense e teve como finalidade trocar conhecimentos e aproximar estudantes de um campus universitário situado na região sudoeste e uma comunidade litorânea. Apesar de alguns imprevistos, pudemos aplicar a oficina e trabalhar o sistema monetário satisfatoriamente. Além de socializar conhecimentos, os universitários conheceram aspectos importantes sobre as características da região, da tradição caiçara e os problemas ambientais de um local muito diferente do cotidiano sudoestino.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 6.ed. São Paulo: IME – USP, 1996

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.

br/images/BNCC_publicacao.pdf Acesso em: 01.ago.2017

_______. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: MEC, 2014 Disponível em: http://www.planalto.gov.

br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm Acesso em: 05. dez. 2017

VICHESSI, B.; TOLEDO, A. Vamos às compras. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, 2008. Edição 215, p.66-68.

MURTA, C.P.C.; SILVA, D.M., CORDEIRO, V.L.S. Pró Letramento Matemática. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2008.

RIBEIRO, M.P; SILVA, A.M.. IDEB: AVANÇO OU RETROCESSO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA? O QUE DIZEM ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

ENTRE 2007-2014?. POLÊMICA. Revista Eletrônica. v. 14 (2015) Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/

view/14266/10806 Acesso em: 05 Dez. 2017

PILETTI, C. (org) Didática Especial. 9.ed. São Paulo: Ática, 1991.

TOKARNIA, M. Só 7,3% dos alunos atinge aprendizado adequado em matemática no ensino médio. Agência Brasil. Disponível em: http://

agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-01/matematica-apenas-73-aprendem-o-adequado-na-escola Acesso em 11.11.2017

Downloads

Publicado

31/12/2018

Como Citar

Marcet de Andrade, Z. . (2018). Aprendendo com os guarás: relato de experiência de uma oficina de matemática num projeto de extensão universitária. Revista Chão Da Escola, 15(1), 6–15. https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.114

Edição

Seção

Artigos