Construindo o conceito de meio ambiente com os alunos de uma escola municipal da cidade de Curitiba 2014/15
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.103Palavras-chave:
Ambiente, Escola, Práticas de movimentoResumo
Esse trabalho corresponde a um relato de experiência sobre como os alunos de uma escola municipal da cidade de Curitiba/PR construíram a noção de meio ambiente, através das atividades sugeridas pelos professores de educação física da escola durante o ano de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Após informar o conceito através de uma categoria heurística, desenvolve-se a noção de meio ambiente para dar conta da dimensão que foi discutida e produzida pelo grupo na escola. A síntese deste processo é dada através de três conclusões: duas relacionadas às considerações do grupo participante, e outra que indica os caminhos possíveis a seguir graças ao avanço no nível de consciência do grupo sobre esta temática.
Referências
BRACHT, V. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 3º ed. Ijuí: Unijuí, 2007.
Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1992.
_____. 1996a. A ilusão biográfica. In : AMADO, J. & FERREIRA, M. M. (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro : Fundação GetúlioVargas.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasilia: MEC/SEF, 2001CASTELLANI FILHO, Lino. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.
CHAO, C. H. N. Relação homem/natureza e o lazer como uma possibilidade de sensibilização da questão ambiental. Motrivivência, n.22.p.207-220, jun. 2004COELHO, M. C. N. Impactos ambientais em áreas urbanas- teorias, conceitos e métodos de pesquisa. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B.
Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. Ed. Bertrand Brasil. 2001 – pp.21-46CURITIBA. Diretrizes Curriculares Para a Educação Municipal de Curitiba. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2006HARVEY, D. Justice, Nature and the Geography of Difference. Oxford: Blackwell. 1996.
KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí/: Unijuí, 1991LUKÁCS, G. Para a ontologia do ser social: introdução. Tradução Mário Duayer. 1984 (no prelo)MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2002, 17MARX, K. O Capital: Crítica da economia política. Livro 1. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998, 16ª Ed.
MAUSS, M. As técnicas corporais. In: ________. Sociologia e Antropologia. Trad. Mauro W. B. de Almeida. São Paulo, EPU/EDUSP, 1974.
MEDINA, J. P S. A Educação Física cuida do corpo e... “mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. Campinas/SP:Papirus, 1983SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992SOUZA JÚNIOR, Marcilio et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) vol.33 no.2 PortoAlegre Apr./June 2011TAFFAREL, C. N. Z.; ESCOBAR, M. O. Cultura corporal e os dualismos necessários a ordem do capital. Boletim Germinal - on-line, n. 92009. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/germinal/n9-112009.htm#7cultura>. Acesso em: 22 mar. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode