A cultura afro-brasileira encantando a educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v12i12.90Palavras-chave:
educação física, cultura afro-brasileiraResumo
A lei nº. 10.639/03 instituiu o ensino da cultura africana e afro-brasileira dentro das escolas do Brasil, mas ainda há dificuldades para que a lei seja cumprida de forma satisfatória. Logo, é necessário trabalhar com a cultura afro-brasileira em todas as disciplinas escolares, inclusive na Educação Física, por ser um conteúdo significativo e pouco explorado no ambiente escolar. O trabalho tem por objetivo possibilitar o contato com a cultura afro-brasileira a fim de conhecer a origem, os valores e a cultura negra enfatizando o quanto dessa cultura está presente em nós, nos conteúdos da Educação Física e em nossa sociedade.
Referências
ALVARENGA. Mauro Celso Mendonça de. Mancala, variantes e jogos assemelhados. Disponível em:< www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp>. 05 agos. 2014.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileirae Africana. Brasília: MEC, 2003.
BRASIL. Educação-Africanidades. Curso de Extensão a Distância para Professores da Educação Básica e Tutoria. Brasília: UNB, 2006.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
FREITAS, Jorge Luiz. Capoeira infantil – jogos e brincadeiras. 6. ed. Curitiba: Torre de Papel, 2003.
GENTILE, Paola. África de todos nós. Revista Nova Escola. São Paulo: Ano XX, nº187, p.42-49, Nov.2005.
KUNZ, Elenor (org). Didática da Educação Física 1. Ijuí: Unijui, 1998.
LIMA, Mônica. Como os tantãs na floresta: reflexões sobre o ensino de História da África e dos africanos no Brasil. in Saberes e fazeres, v.1 :modos de ver / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro : Fundação Roberto Marinho, 2006. 116p. : il. color. - (A cor da cultura).
MASSARANI, Mariana. Berimbau mandou te chamar. Rio de Janeiro: Manati, 2008.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Lições Curitibanas. 3ª série, v. 1, 1994.
PRISTA, António; TEMBE, Mussá; EDMUNDO, Hélio. Jogos de Moçambique. Lisboa: Instituto Nacional de Educação Física, 1992.
VIEIRA, Andréa Cristiane Soares. Afro Contemporâneo: Benefícios e Influências. Material Teórico do curso de dança, 2008.
SOUSA, Andréia Lisboa. Valores afro-brasileiros na educação. Boletim 22, Nov.2004. Ministério da Educação.
SANTOS, Leidiane Oliveira. A História e Cultura Afro Brasileira e a Lei 10639/03. PORTAL EDUCAÇÃO. Maio, 2012. Disponível em:
portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/12150/a-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-a-lei-10639-03#ixzz2AsIiPDcu > . Acesso em:13 set. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode