A criança de 5-6 anos e o processo de transição para o ensino fundamental
inquietações sobre o brincar
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.106Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento, Brincadeira, Aprendizagem, TransiçãoResumo
Com a aprovação da Lei nº 11.274/2006, que institui o ensino fundamental de nove anos e com a inclusão das crianças de seis anos de idade, muitas questões surgiram acerca de qual proposta curricular seguir, quais conteúdos trabalhar e de qual maneira seria o processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental. Sendo assim, o presente artigo se propõe a analisar como ocorre essa transição e a importância da brincadeira neste processo. O objetivo desse texto é subsidiar o leitor para a compreensão do significado da brincadeira neste processo de transição, e a sua contribuição tanto no desenvolvimento infantil como também no processo de aprendizagem. Este estudo buscou o embasamento na psicologia histórico-cultural, nos referenciais teóricos que tratam sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e nos documentos que abordam a educação infantil, o primeiro ano do ensino fundamental e a transição de uma etapa para outra procurando compreender a criança, seus saberes, suas linguagens de forma a contribuir para o seu desenvolvimento, respeitando suas especificidades e necessidades.
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