Desconstruíndo o mundo simbólico do preconceito étnico-racial

Autores

  • Sueli Santos Scremin
  • Artur Tsuguiyoshi Hara

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v11i11.81

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, sociedade, reflexões, preconceito, miscigenação

Resumo

De um projeto de práticas pedagógicas introduziu-se o aluno a uma população diversificada, em que as pessoas merecem um tratamento igual. Mostrou-se que o povo brasileiro na sua maioria é resultante da miscigenação de índios, negros e portugueses. Relembrando a História, desconstruiu- se um mundo simbólico de preconceito, propondo-se análises do comportamento frente às diferenças. Obteve-se uma nova visão individual, levando o aluno a refletir sobre a discriminação racial, a conscientização sobre o contexto étnico-racial, gerando debates que estimularam comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância. A somatória das práticas resultou num livro, permitindo levar à sociedade os valores adquiridos.

Referências

CENAP. Cadernos de Apoio à Prática Pedagógica - Contos Africanos. Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico -CENAP. Sistema Municipal de Ensino, Prefeitura de Salvador, 2007.

JACCOUD et al. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002.

MICHAELIS. Dicionário escolar - língua portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2002. ISBN 85-06-03436-1RATTS, Alex. DAMASCENA, Adriane A. Participação africana na formação cultural brasileira. Educação africanidadesBrasil. MEC - SECAD - UnB - CEAD - Faculdade de Educação. Brasília. 2006. p. 168 -183.

ROSEMBERG, Fúlvia. É preciso mais negros na universidade para ampliar seu espaço social. Disponível no site:http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/cotas-para-negros/12853-fulvia-rosemberg-e-preciso-mais-negrosna-universidade-para-ampliar-seu-espaco-social - acesso em 25/06/2013SIMONSEN, Roberto. História econômica do Brasil 1500-1820. Cia. Editora Nacional, 1978SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil Africano, Ática, 2008VALENTE, Ana Lucia E. F. Ser Negro no Brasil Hoje, Moderna, 1995VALENTE, Ana Lucia. Educação e diversidade cultural, um desafio da atualidade, Moderna, 1999VENTURA, Adão. A cor da pele, ed. Belo Horizonte, Edições do Autor, 1988

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

Santos Scremin, S. ., & Tsuguiyoshi Hara, A. . (2013). Desconstruíndo o mundo simbólico do preconceito étnico-racial. Revista Chão Da Escola, 11(1), 32–41. https://doi.org/10.55823/rce.v11i11.81

Edição

Seção

Artigos