Desconstruíndo o mundo simbólico do preconceito étnico-racial
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v11i11.81Palavras-chave:
práticas pedagógicas, sociedade, reflexões, preconceito, miscigenaçãoResumo
De um projeto de práticas pedagógicas introduziu-se o aluno a uma população diversificada, em que as pessoas merecem um tratamento igual. Mostrou-se que o povo brasileiro na sua maioria é resultante da miscigenação de índios, negros e portugueses. Relembrando a História, desconstruiu- se um mundo simbólico de preconceito, propondo-se análises do comportamento frente às diferenças. Obteve-se uma nova visão individual, levando o aluno a refletir sobre a discriminação racial, a conscientização sobre o contexto étnico-racial, gerando debates que estimularam comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância. A somatória das práticas resultou num livro, permitindo levar à sociedade os valores adquiridos.
Referências
CENAP. Cadernos de Apoio à Prática Pedagógica - Contos Africanos. Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico -CENAP. Sistema Municipal de Ensino, Prefeitura de Salvador, 2007.
JACCOUD et al. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002.
MICHAELIS. Dicionário escolar - língua portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2002. ISBN 85-06-03436-1RATTS, Alex. DAMASCENA, Adriane A. Participação africana na formação cultural brasileira. Educação africanidadesBrasil. MEC - SECAD - UnB - CEAD - Faculdade de Educação. Brasília. 2006. p. 168 -183.
ROSEMBERG, Fúlvia. É preciso mais negros na universidade para ampliar seu espaço social. Disponível no site:http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/cotas-para-negros/12853-fulvia-rosemberg-e-preciso-mais-negrosna-universidade-para-ampliar-seu-espaco-social - acesso em 25/06/2013SIMONSEN, Roberto. História econômica do Brasil 1500-1820. Cia. Editora Nacional, 1978SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil Africano, Ática, 2008VALENTE, Ana Lucia E. F. Ser Negro no Brasil Hoje, Moderna, 1995VALENTE, Ana Lucia. Educação e diversidade cultural, um desafio da atualidade, Moderna, 1999VENTURA, Adão. A cor da pele, ed. Belo Horizonte, Edições do Autor, 1988
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode