Implicações do professor contemporâneo frente à pedagogia e aos nativos digitais

Autores

  • Sulamita da Silva e Souza Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.117

Palavras-chave:

Pedagogia, Nativos digitais, Professor, TIC

Resumo

A pesquisa parte da necessidade da reflexão de como a escola tem se apropriado das tecnologias para a melhoria na ação pedagógica. Através de questionários ouviu-se a voz dos diferentes atores (professores e alunos) sobre a influência da tecnologia no cotidiano e as implicações pedagógicas em relação a ela, discutindo as competências necessárias do professor contemporâneo. Nesse contexto foi possível explicar o reconhecimento por parte dos professores do “aluno digital”. Embora práticas em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) sejam aplicadas, há a necessidade de maior capacitação e infraestrutura institucional para a ampliação da aplicabilidade dos recursos tecnológicos.

Referências

Bucco Rafael. UIT: três países concentram 45% da população desconectada. 2016. Disponível:http://www.telesintese.com.br/mundo-trespaises-

concentram-45-da-populacao-sem-acesso-internet/. Acesso em 10/05/2017.

Gadotti, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002

Kenski, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

Marcuschi, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Xavier, A. C. Hipertexto e gêneros digitais:

novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

Mercado, Luiz Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

Prensky, Marc. On the Horizon. NCB University Press. (2001) Disponível em: https://elearning.ufp.pt/portal/site/697d0929-5fa7-4a90-bd3fe6f7d445c6a7

Acesso em 13/07/2016.

Prenski, Marc. ”Não me atrapalhe, mãe eu estou aprendendo: como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no

século XXI e como você pode ajudar!. Tradução Lívia Bergo. São Paulo: Phorte, 2012.

Ruic, Gabriela. Os países que mais censuram a internet (e os mais livres) .2015. Disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/ospaises-

que-mais-censuram-a-internet-e-os-mais-livres/.Acesso em 10/05/2017)

UNESCO. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/

images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em 12/05/2017.

Vygotsky, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

31/12/2018

Como Citar

da Silva e Souza Fernandes, S. . (2018). Implicações do professor contemporâneo frente à pedagogia e aos nativos digitais. Revista Chão Da Escola, 15(1), 34–41. https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.117

Edição

Seção

Artigos