Implicações do professor contemporâneo frente à pedagogia e aos nativos digitais
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.117Palavras-chave:
Pedagogia, Nativos digitais, Professor, TICResumo
A pesquisa parte da necessidade da reflexão de como a escola tem se apropriado das tecnologias para a melhoria na ação pedagógica. Através de questionários ouviu-se a voz dos diferentes atores (professores e alunos) sobre a influência da tecnologia no cotidiano e as implicações pedagógicas em relação a ela, discutindo as competências necessárias do professor contemporâneo. Nesse contexto foi possível explicar o reconhecimento por parte dos professores do “aluno digital”. Embora práticas em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) sejam aplicadas, há a necessidade de maior capacitação e infraestrutura institucional para a ampliação da aplicabilidade dos recursos tecnológicos.
Referências
Bucco Rafael. UIT: três países concentram 45% da população desconectada. 2016. Disponível:http://www.telesintese.com.br/mundo-trespaises-
concentram-45-da-populacao-sem-acesso-internet/. Acesso em 10/05/2017.
Gadotti, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002
Kenski, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
Marcuschi, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Xavier, A. C. Hipertexto e gêneros digitais:
novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
Mercado, Luiz Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.
Prensky, Marc. On the Horizon. NCB University Press. (2001) Disponível em: https://elearning.ufp.pt/portal/site/697d0929-5fa7-4a90-bd3fe6f7d445c6a7
Acesso em 13/07/2016.
Prenski, Marc. ”Não me atrapalhe, mãe eu estou aprendendo: como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no
século XXI e como você pode ajudar!. Tradução Lívia Bergo. São Paulo: Phorte, 2012.
Ruic, Gabriela. Os países que mais censuram a internet (e os mais livres) .2015. Disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/ospaises-
que-mais-censuram-a-internet-e-os-mais-livres/.Acesso em 10/05/2017)
UNESCO. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/
images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em 12/05/2017.
Vygotsky, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode