A educação e os direitos dos idosos

algumas contribuições para a ação da escola diante do desafio da longevidade

Autores

  • Yara do Rocio Bonat Trevisan

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v17i17.127

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idosos, Educação, Gerontologia, Direitos

Resumo

Frente à problemática do envelhecimento populacional, o presente artigo traz algumas reflexões sobre a relação entre gerontologia e educação. Apresenta subsídios para a escola incluir conteúdos sobre envelhecimento em seus currículos, como preconiza o artigo 22 do Estatuto do Idoso. Evidencia a urgência na construção de estratégias para a concretização de uma sociedade inclusiva e democrática, na qual o idoso também tenha o papel de protagonista, como cidadão que luta por seus direitos. Para tanto, é necessário um novo olhar sobre o envelhecimento e a pessoa idosa, que contemple os ganhos e possibilidades que são parte dessa etapa da vida.

Referências

BODACHNE, L. Princípios Básicos de Geriatria e Gerontologia. Curitiba: Champagnat, 1998.

BOUTIQUE, N. C.; SANTOS, R. L. A. Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento. In: PAPALEO NETTO, M. Gerontologia, a Velhice e o

Envelhecimento em Visão Globalizada. São Paulo: Atheneu, 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 19/09/2019.

______. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm: Acesso em: 07/10/2019.

______. DECRETO Nº 9.893, DE 27 DE JUNHO DE 2019. Dispõe sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Disponível em: http://

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9893.htm. Acesso em: 22/10/2019.

CACHIONI, M.; NERI, A.L. Educação e gerontologia: desafios e oportunidades. Passo Fundo, RS: RBCEH, Revista Brasileira de Ciências do

Envelhecimento Humano, p. 99-115, jan./jun. 2004.

CACHIONI, M.; TODARO, M.A. Política Nacional do Idoso: reflexão acerca das intenções direcionadas à educação formal. In: Política Nacional do

Idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro: IPEA, cap. 5, p. 175-198, 2016. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/

PDFs/livros/livros/161006_livro_politica_nacional_idosos_capitulo5.pdf. Acesso em 15/10/2019.

CRUZ, P. Brasil completa 70 anos de país do futuro. In: Brasil Econômico. São Paulo: 28/01/2011. Disponível em: https://economia.ig.com.br/

brasil-completa-70-anos-de-pais-do-futuro/n1237971251598.html. Acesso em: outubro/2019.

DELORS, J. (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo, p. 89-102, 1998.

FONTE, I.B. Diretrizes Internacionais para o envelhecimento e suas consequências no conceito de velhice. XII Encontro da Associação

Brasileira de Estudos Populacionais. Ouro Preto, MG: 4 a 8 de novembro de 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/4580319/Diretrizes_

Internacionais_para_o_Envelhecimento_e_suas_Conseq%C3%BC%C3%AAncias_no_Conceito_de_Velhice. Acesso em: 25/10/2019.

FRANCO, A.P. Idoso precisa conhecer melhor os seus direitos. Gazeta do Povo, Caderno Vida e Cidadania. Curitiba: 09/09/2009. Disponível

em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/idoso-precisa-conhecer-melhor-os-seus-direitos-btg66szgrsh98xczc52joehce/.

Acesso em: 24/10/2019.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Características gerais dos domicílios e moradores 2018. Pág. 7. Disponível

em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101654_informativo.pdf. Acesso em: 11/10/2019.

______. Caminhos para uma melhor idade. In: Retratos, a revista do IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, p. 18-25, fevereiro de 2019. Disponível em:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d4581e6bc87ad8768073f974c0a1102b.pdf. Acesso em: 10/10/2019.

LEHR, U. A Revolução da Longevidade: impacto na sociedade, na família e no indivíduo. In: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento.

Porto Alegre, vol. 1, p. 7-35, 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/4649/2566. Acesso em: 17/10/2019.

LINS, T. A ANG Brasil quer alterar o texto do Projeto de Lei da profissão de gerontólogo. [Entrevista concedida a] Jornal da 3ª Idade, on line:

/06/2017. Disponível em: http://www.jornal3idade.com.br/?p=13835. Acesso em: 01/10/2019.

______. Gerontologia educacional: que?? IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Campina Grande, PB: Anais [...], setembro

de 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cieh/trabalhos/TRABALHO_EV040_MD2_SA1_ID2095_04082015003710.pdf.

Acesso em: 15/10/2019.

______. Gerontólogo educacional brasileiro: a construção do modelo brasileiro. Revista Kairós Gerontologia. São Paulo: FACHS/NEPE/

PEPGG/PUC-SP, 16(3), p. 117-140, jun. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/18528/13717. Acesso em: 22/10/2019.

MORAES, E.N.; MARINO, M.C.A.; SANTOS, R.R. Principais síndromes geriátricas. Belo Horizonte: Revista Médica de Minas Gerais, on line, vol.

1, 2009. Disponível em: http://rmmg.org/artigo/detalhes/383. Acesso em: 16/03/2018.

MORAGAS, R.M. Gerontologia Social: envelhecimento e qualidade de vida. São Paulo: Paulinas, 2. ed., 2004.

NERI, A.L. Palavras-chave em Gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 3. ed., 2008.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Resumo: Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Genebra: OMS, 2015. Disponível em: https://apps.

who.int/iris/bitstream/handle/10665/186468/WHO_FWC_ALC_15.01_por.pdf;jsessionid=AB7267B960F34DD881379D05B6292BF2?sequence=6.

Acesso em: 16/10/2019.

PAPALEO NETTO, M.; PONTE, J.R. Envelhecimento: desafio na transição do século. In: PAPALEO NETTO, M. Gerontologia, a Velhice e o

Envelhecimento em Visão Globalizada. São Paulo: Atheneu, 1996.

PARENTE, M.A.M.P; SCHERER, L.C.; ZIMMERMANN, N.; FONSECA, R.P. Evidências do papel da escolaridade na organização cerebral.

Revista Neuropsicologia Latinoamericana, vol 1, nº 1., p. 72-80, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnl/v1n1/v1n1a09.pdf.

Acesso em: 23/10/2019.

RAMOS, L. R. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São

Paulo. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública, 19(3), p. 793-798, mai./jun., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n3/15882.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000300011

Acesso em: 24/09/2018.

RODRIGUES, N.C.; RAUTH, J.; TERRA, N.L. Gerontologia Social: para Leigos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2. ed., 2010.

RODRIGUES, Z.B. Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica. Portal Educacional

– 2019]. Disponível em: https://www.educacional.com.br/articulistas/imprimirOutros.asp?artigo=artigo0056. Acesso em: 11/10/2019.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/index.php. Acesso em:

/10/2019.

SISMMAC. Planos de Aula. Disponível em: http://sismmac.org.br/resultado-busca-arquivo/. Acesso em: 15/10/2019.

SCORALICK-LEMPKE, N.N.; BARBOSA, A.J.G. Educação e envelhecimento: contribuições da perspectiva Life-Span. Campinas, SP: Estudos de

Psicologia, 29(Supl.), p. 647-655, out./dez., 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v29s1/01.pdf. Acesso em: 23/10/2019.

VERAS, R. “É uma violência o Estado não permitir que os idosos envelheçam em paz”. [Entrevista concedida a] André Antunes. ABRASCO,

Rio de Janeiro, 28/02/2019. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/opiniao/e-uma-violencia-muito-grande-o-estadonao-

permitir-que-os-idosos-envelhecam-em-paz-diz-renato-veras/39857/. Acesso em: 20/010/2019.

VIEIRA, E.B. Manual de Gerontologia: Um Guia Teórico-Prático para Profissionais, Cuidadores e Familiares. Rio de Janeiro: Revinter, 1996.

WHO, World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde,

Disponível em: http://dms.ufpel.edu.br/ares/bitstream/handle/123456789/232/5%20%202005%20%20envelhecimento_ativo.

pdf?sequence=1. Acesso em: 16/10/2019.

ZWEIG, S. Brasil, País do Futuro. Versão para e-book. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/paisdofuturo.pdf. Acesso em:

outubro/2019.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

do Rocio Bonat Trevisan, Y. . (2020). A educação e os direitos dos idosos: algumas contribuições para a ação da escola diante do desafio da longevidade. Revista Chão Da Escola, 17(1), 20–33. https://doi.org/10.55823/rce.v17i17.127

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)