Estratégia educativa no envino superior

investigação de microrganismos em alimentos e hortaliças

Autores

  • Yara Gomes da Conceição Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0009-0002-8145-2641
  • Cinene Castelo Branco Carvalho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Milena de Fátima Oliveira Miranda Dourado Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Leticia Dias Lima Jedlicka Universidade Federal do Sil e Sudeste do Pará Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V22.354

Palavras-chave:

Educação em saúde, microorganismos, segurança alimentar, prática labotratorial

Resumo

Relato de experiência pedagógica com práticas laboratoriais de investigação microbiológica em alimentos e hortaliças, por meio de microscopia óptica, estereomicroscopia e técnica de sedimentação espontânea da água de lavagem. Identificou-se a presença de estruturas parasitológicas em hortaliças convencionais e ausência em hidropônicas. A atividade possibilitou compreensão crítica dos riscos microbiológicos invisíveis e destacou a relevância da higienização adequada. Mostrou-se eficaz como estratégia de ensino-aprendizagem, ao integrar teoria, prática e reflexão crítica sobre segurança alimentar e educação em saúde. Além de consolidar competências técnicas, favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e reflexivas nos estudantes.

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Publicado

21/12/2025

Como Citar

Gomes da Conceição , Y., Castelo Branco Carvalho, C., de Fátima Oliveira Miranda Dourado, M., & Dias Lima Jedlicka, L. (2025). Estratégia educativa no envino superior: investigação de microrganismos em alimentos e hortaliças. Revista Chão Da Escola, 22(1), 141–154. https://doi.org/10.55823/RCE.V22.354

Edição

Seção

Relatos de experiências educacionais ou estágio