Convivência com Leituras
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v12i12.94Palavras-chave:
Literatura Infantil, Leitura em sala de aula, aprendizagemResumo
Este trabalho de revisão de literatura trata da importância de que os estudantes, nos anos iniciais, adquiram na formação básica: alfabetização e leitura. Faz-se necessária uma apurada investigação de como a prática vem sendo feita para que a apresentação literária não seja enfadonha, limitando- -se ao mero exercício da leitura que possivelmente prejudique o desenvolvimento do estudante na aquisição da linguagem. Através da investigação teórica e prática observada nas escolas, pretende-se conhecer melhor o aspecto da alfabetização e letramento atrelado a materiais impressos que tragam aos estudantes curiosidade e gosto pelo uso constante da literatura em seu cotidiano.
Referências
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V.N.) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitc, 1988.
--------------Estática da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992CASTANHEIRA. Maria Lucia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes (orgs). Alfabetização e Letramento na Sala deAula: Autentica 2009.
DE MATOS, Francine Lima, LAROSA, marco Antonio. Leitura em sala de aula, avm.edu.br,2007. Educ. Soc. Campinas, vol 30, n. 107, p. 349-372, mai/ago. 2009 . Disponível em http://www. cedes. unicamp.brFERRERO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
KRAMER, Sônia. Alfabetização. Leitura e Escrita – Formação de Professores em Curso. São Paulo: Ática, 2010.
MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.
MORAIS, José. A Arte de Ler. (Tradução Álvaro Lorencini)-São Paulo: Unesp, 1996.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulamentação da educação na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadoresdocentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 44, p. 209-227, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982006000200011
SIM-SIM. Ines. A Formação para o Ensino da Leitura. In Caderno para a Formação de Professores. Lisboa: Editora. INAFOP, 2001.
SHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa.Porto Alegre. Artmed, 2007.
VIGOTSKY L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens.:Uma história de amor e ódio. Trad, Rubens Figueiredo. São Paulo. Companhia das Letras, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura; trad. Claudia Schilling-6ª ed. - Porto Alegre: Artmed, 1998.
FERRERO, Emilia; TEBEROSKI, Ana. Psicogênise da Língua Escrita. Artes Médicas: Porto Alegre, 1985. p 284.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode