Relações entre o processo de leitura e escrita e planejamento em Luria e Vygotsky

Autores

  • Ronaldo Sergio da Silveira Filho

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v12i12.91

Palavras-chave:

leitura e escrita, funções executivas, desenvolvimento, planejamento

Resumo

A relação entre as funções executivas de leitura e escrita como precursoras do desenvolvimento das funções de planejamento e execução de tarefas foram demonstradas através de estudos desenvolvidos em Luria e Vygotsky, em que a relação dos signos e instrumentos com o desenvolvimento social do indivíduo se mostra como parte do desenvolvimento da linguagem e da capacidade do homem em planejar, criar e transformar o ambiente social que o cerca. A partir desta constatação, é possível dizer que um indivíduo mais letrado e proficiente em leitura torna-se mais capaz na execução de tarefas e também na resolução de problemas, ligados ao cotidiano ou mesmo ao mundo científico, aos sistemas produtivos e técnicos, onde se demonstra a importância não só da aprendizagem formal, mas também do incentivo à leitura para o desenvolvimento das funções executivas do cérebro.

Referências

GOLDBERG, E. O cérebro executivo: lobos frontais e a mente civilizada. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SãoPaulo: Ícone/USP, 1988.

LURIA, A. R. A Construção da Mente. SP, Ícone Editora, 1992.

LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem. As últimas conferências de Luria. Porto Alegre, Artmed, 2001.

LURIA, A.R. Curso de Psicologia Geral vol. III. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: EDUNESP, 1996.

VYGOTSKY L. S. A formação social da mente. 4º Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7ª Ed. São Paulo, Ícone, 2001.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

Sergio da Silveira Filho, R. . (2014). Relações entre o processo de leitura e escrita e planejamento em Luria e Vygotsky. Revista Chão Da Escola, 12(1), 34–43. https://doi.org/10.55823/rce.v12i12.91

Edição

Seção

Artigos