Alfabetização e deficiência intelectual

uma estratégia diferenciada

Autores

  • Claudia Mara da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.107

Palavras-chave:

Educação Especial, Alfabetização, Deficiência Intelectual

Resumo

Este artigo se propõe a analisar as estratégias de alfabetização na educação especial na área da deficiência intelectual, assim como relatar a experiência de uma professora de Escola Especial Municipal, atuante há mais de 15 anos na área da deficiência intelectual, que se utilizou de uma proposta diferenciada e acreditou na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos com tal metodologia. Como objetivos foram postos a necessidade de averiguar a relevância de adaptações nas atividades apresentadas ao aluno com deficiência intelectual, a relação do conteúdo e a forma de trabalho na alfabetização, bem como o rendimento do estudante com a utilização dessa proposta. Foram analisados cinco alunos com idade cronológica de 10 anos, todos frequentando Escola Especial Municipal. Com a exploração dos materiais utilizados no processo de aprendizagem essa prática evidenciou uma forma de alfabetização inovadora. O estudo traz as principais características de deficiência intelectual, os métodos de alfabetização que fundamentam essa proposta e sua aplicabilidade. Na finalização do trabalho são demonstrados os resultados obtidos e a importância dos processos alternativos de alfabetização na área da deficiência intelectual com a finalidade de evitar que tentativas fracassadas interfiram na motivação de aprendizagem da leitura e escrita desses alunos.

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Publicado

31/12/2015

Como Citar

Mara da Silva, C. . (2015). Alfabetização e deficiência intelectual: uma estratégia diferenciada. Revista Chão Da Escola, 13(1), 94–103. https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.107

Edição

Seção

Artigos