O trabalho dos professores com alunos disléxicos nos anos iniciais da alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.100Palavras-chave:
Dislexia, Características, Diagnóstico, MétodosResumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar aos profissionais da educação a importância do diagnóstico e acompanhamento multidisciplinar da criança disléxica, com base no trabalho dos professores com os alunos disléxicos nos anos iniciais da alfabetização. Inicialmente, será apresentado o conceito de dislexia que é o comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e da compreensão da leitura. Em seguida, são apresentados os tipos de dislexia: visual, auditiva, mista, profunda, fonológica, da negligência, morfêmica ou semântica para facilitar a sua identificação. Por último, os métodos necessários: fônico e multissensorial para que o aluno disléxico possa acompanhar seus estudos de maneira tranquila. Para o desenvolvimento do presente trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. A mesma mostrou que, apesar de os professores saberem sobre a possibilidade de haver alunos disléxicos em suas salas de aula, ainda não conseguem identificá-la para poder intervir adequadamente. Como conclusão, pelas informações apresentadas, o professor torna-se capaz de identificar em seus alunos o distúrbio de aprendizagem em questão, para tomar as devidas providências dentro da sala de aula e com a família do disléxico, podendo contar com a ajuda da intervenção psicopedagógica e equipe multidisciplinar, para investir nele como aluno, como pessoa e como cidadão.
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