(RE)CONSTRUINDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA TÉCNICA SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz Fundação Helena Antipoff

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V19I19.150

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Trabalho de Campo, Habilidades Sociais, Relações Interpessoais

Resumo

O contexto socioeconômico dos estudantes e da comunidade escolar, que percebe a escola como uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, sofreu diversos impactos relacionados à pandemia de COVID-19, que afetou especialmente as relações interpessoais na escola, bem como a saúde mental dos alunos, fatores que motivaram essa investigação. Este projeto tem como objetivo compreender as relações interpessoais que ocorrem entre os alunos e outros atores no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia, na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, MG, em tempos pós-pandemia. O projeto busca, além de entender essas relações, contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para os estudantes. A Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, que desempenha um papel importante na formação de estudantes que enfrentam desigualdades socioeconômicas, busca integrar o ensino de Geografia ao desenvolvimento de habilidades sociais e de cidadania. Sendo assim, o trabalho de campo é uma parte fundamental da metodologia, permitindo que os alunos vivenciem na prática os conceitos discutidos em sala de aula e promovendo a compreensão do conteúdo geográfico, além de desenvolver habilidades interpessoais. Os resultados obtidos até o momento incluem a produção de textos, diários de campo, cartazes e croquis, além da compreensão aprofundada dos conteúdos. Ainda, o projeto promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como empatia, senso de coletividade e respeito pelas diferenças, já que a escola também desempenha um papel crucial na formação cidadã, promovendo a valorização da diversidade e a responsabilidade individual e coletiva. É possível concluir, portanto, que o projeto demonstrou que as relações interpessoais na disciplina de Geografia não apenas contribuem para a compreensão do conteúdo, mas também moldam as identidades e significados de mundo dos estudantes, reafirmando que o compromisso com a formação de cidadãos.

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Publicado

14/02/2024

Como Citar

Rodrigues Xavier da Cruz, U. (2024). (RE)CONSTRUINDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA TÉCNICA SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA. Revista Chão Da Escola, 20(1), 45–63. https://doi.org/10.55823/RCE.V19I19.150

Edição

Seção

Relatos de experiências educacionais ou estágio