Instrumentos de verificação do rendimento escolar na educação municipal de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v12i12.93Palavras-chave:
Aprendizagem, avaliação, instrumentosResumo
Práticas avaliativas frequentes resultam em informações sobre a aprendizagem do aluno. A relação entre o que ensina e o que pretende atingir na formação do aprendiz revela a necessidade em determinar critérios fidedignos nos momentos de avaliar. Tais critérios especificam indicadores de desenvolvimento do educando e para isso são utilizados instrumentos avaliativos que ampliam a possibilidade de analisar o processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo é parte do trabalho monográfico de graduação da pesquisadora Tozato, realizado em 2004, na PUCPR, a qual analisa os instrumentos de verificação do rendimento escolar em algumas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
Referências
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
MEDEIROS, E. B. Provas objetivas - técnicas de construção. 3.ed.rev. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Serv. de publicações, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode