ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM ENFOQUE STEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE AERONÁUTICA NO FUNDAMENTAL

Autores

  • Claudia de Oliveira Lozada UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Claudia Celeste Celestino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
  • Wesley Góis UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.204

Palavras-chave:

Ensino de Aeronáutica, Educação Básica, Trilha de Aprendizagem

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividades voltada para o ensino de conceitos de Aeronáutica no Ensino Fundamental a partir do enfoque STEM. As atividades derivam de pesquisa em andamento sobre o ensino de Ciências na Educação Básica. As atividades podem ser realizadas por meio de projetos ou como temas transversais na disciplina de Ciências e auxiliam não apenas na aprendizagem dos conceitos de Aeronáutica, mas também na melhoria de aspectos como atenção, coordenação motora, memória, socialização e autonomia. Por meio de uma trilha de aprendizagem que pode ser aplicada do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, apresentamos os conteúdos a partir de seus aspectos teóricos, procedimentais e atitudinais, com atividades que valorizam a experimentação e a construção dos artefatos de Aeronáutica pelos alunos. Os materiais são acessíveis e focam nos princípios da Aeronáutica e em artefatos que voam. É uma opção se trabalhar a alfabetização científica e tecnológica na Educação Básica e inserção do Ensino de Aeronáutica na Educação Básica esperando-se que futuramente seja um campo de investigação na área de Ensino de Ciências.

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Arquivos adicionais

Publicado

13/12/2022

Como Citar

de Oliveira Lozada, C., Celeste Celestino, C., & Góis, W. (2022). ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM ENFOQUE STEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE AERONÁUTICA NO FUNDAMENTAL. Revista Chão Da Escola, 19(1), 82–101. https://doi.org/10.55823/rce.v19i19.204

Edição

Seção

Artigos