Sobre a questão LGBT
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v14i14.112Palavras-chave:
LGBT, orientação sexualResumo
A discussão sobre a diversidade sexual e direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) tem entrado em pauta no Brasil cada vez mais, ganhado visibilidade nas discussões educacionais e também na mídia em geral. As eleições presidenciais de 2014 e, posteriormente, os debates na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos respectivos planos estaduais e municipais de educação em 2015 puxaram esse assunto para o centro do debate em diversos momentos, mesmo que ainda de forma bastante superficial. A esquerda no Brasil formulou muito pouco sobre a questão, e tem uma atuação quase nula junto aos movimentos sociais reais dessa parcela de nossa classe. Em nossa atuação como professores e professoras, somos demandados corriqueiramente a lidar com essa discussão, uma vez que a sexualidade, enquanto uma construção social e histórica, vai estar presente desde a infância nos nossos alunos, seja através dos xingamentos, seja através da erotização midiática ou seja através de práticas educacionais que valorizem o ser humano em sua diversidade de expressões. É urgente, portanto, fazer essa discussão acontecer em nosso meio, e preencher essas lacunas tanto do âmbito educacional quanto no meio da luta dos trabalhadores. Nossa intenção nesse texto é socializar com o conjunto de nossa categoria algumas peças desse debate, sem a pretensão de conectá-las ou de aprofundá- las, mas sabendo que no fundo são todas características de uma importante fatia de nossa classe. Fazemos isso no intuito de que essa discussão saia da superficialidade com que é tratada pela mídia e pelos meios políticos e religiosos, e muitas vezes também pelo debate educacional. Vamos analisar alguns pontos importantes que abordam esse tema para incentivar e embasar nossas discussões em nossos locais de trabalho, mesmo que de forma inicial.
Referências
SISMMAC
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode