A CRIATIVIDADE

e a ludicidade em arte

Autores

  • ROSANE MARLIZE HERTHER SOARES

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.60

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística, Ed. Cultrix, São Paulo, 1995. TORRANCE, B. Paul e Pansy,Combining Creative Problem Solving with Creative Expressive Activities in the Education of Disadvantaged Young People– The Journal of Creative Behavior, vol. VI, nº. I, 1º trimestre, 1972.

BUENO, Anamelia Buoro, O olhar em construção. São Paulo, Editora Cortez, 1998.

DUARTE JR, João Francisco, Por que Arte – Educação? Petrópolis: Vozes, 1998.

FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou... As relações entre pares, as rotinas da cultura in-fantil e a construçãoda(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianças no jardim de infância. Universidade do Porto, São Paulo. 1987.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

LA ROSA, J. (org.). Psicologia e Educação – O Significado do Aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MONTIBELLER, Lílian. O brinquedo na constituição do sujeito e como elemento precursor da escrita. IN Sérgio Antônioda S. Leite (org), Alfabetização e Letramento- Contribuições para as Práticas Pedagógicas. Campinas, SP: Editora Komedi,2003.

PIAGET, Jean. Problema de Psicologia Genética. Série Os Pensadores. SP:.Psicopedagógico. Petrópolis: 2. ed. Vozes, 1997.

RUBEM, Alves,O enigma da Religião. Campinas, Ed Papirus, 1998.

VYGOTSKY. L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 50.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na Pré-escola. São Paulo: Cortez, 1991.

WINNICOTT, D. W. O Brincar e a Realidade. Imagro Editora LTDA,1975.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

MARLIZE HERTHER SOARES, R. . (2009). A CRIATIVIDADE: e a ludicidade em arte. Revista Chão Da Escola, 8(1), 14–18. https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.60

Edição

Seção

Artigos