DO CIRCO PARA A ESCOLA,
o malabares é um elemento da cultura corporal
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.59Referências
BORTOLETO, Marco. Técnicas acrobáticas de circo. Apostila aplicada no curso de técnicas acrobáticas. Espanha: El Refugi,2001.
BRACHT, Valter, et al. A prática pedagógica em educação física: a mudança a partir da pesquisa-ação. In: CONGRESSOBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 12., 2001, Caxambu. Sociedade, ciência e ética: desafios para a educação física/ciências do esporte. Anais... Campinas: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1994.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. Cortez, 1992.
CURITIBA, PREFEITURA MUNICIPAL. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO. Caderno pedagógico: Educação Física.Curitiba, 2006a. Diretrizes curriculares para a educação municipal de Curitiba. Vol. 3, pp. 65 – 85. Curitiba, 2006b.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física brasileira: autores e atores da década de 80. Revista Brasileira de Ciências do Esporte.
Campinas, v. 18, n. 3, p. 182-190, maio. 1997. DOI: https://doi.org/10.1177/074193259701800309
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vas-salo. Petrópolis: Vozes,1987.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
MAQUET e RUBY. A prática do malabarismo. Revista Nature, v.427, p. 304-305, janeiro. 2004. DOI: https://doi.org/10.1038/427304a
NETO, Tito. Minha vida no circo. São Paulo: Autores Novos, 1986.
QUERUBIM, Marlene. Marketing de Circo. Mogo das Cruzes: Oriom Editora, 2003.
SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas,SP: Autores Associados, 2002.
. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio. O saber e o fazer pedagógicos: a Educação Física como com-ponente curricular...? isso é história!Recife: EDUPE, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo:Martins Fontes, 1988.
ZIETHEN, Karl-Heinz, 4.000 Years of Juggling, Editora M. Poignant, France, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode