Agadá
na alma, na luta e na arte
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v14i14.111Palavras-chave:
Arte, Relações Étnico-Raciais, Seleção CulturalResumo
O presente trabalho busca discutir a organização dos conteúdos de arte nas séries iniciais do ensino fundamental, na rede pública municipal de Curitiba, a partir da seleção cultural realizada pelos professores, buscando observar a representação da arte de matriz africana e da população afro -brasileira, a partir do material Museu na Escola, conjunto de livros, pranchas e DVD, disponibilizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba, bem como a formação dos professores que trabalham com a disciplina.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases daeducação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dáoutras providências.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf >. Acesso em: 14/05/2015.
CURITIBA. Caderno Pedagógico: Arte. Curitiba: SME, 2008.
_____. Museu na Escola. Curitiba: SME, 2007.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTES VISUAIS. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm . Acesso em 24 maio 2015.
FERRAZ, Maria Heloísa Correa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas doSul, 1993.
______. O currículo entre o relativismo e o universalismo. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 73, p. 47-70, dez. 2000. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4205.pdf______. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n.5, 1992, p.28-49. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400004
OLIVEIRA NETO, Marcolino Gomes de. Arte E Silêncio: A Arte Africana e Afro-Brasileira nas Diretrizes Curriculares Estaduais e no LivroDidático Público de Arte do Paraná. Dissertação. Universidade Federal do Paraná, 2012.
PACIFICO, Tânia Mara. Relações raciais no Livro Didático Público do Paraná. Dissertação. Universidade Federal do Paraná, 2011.
PEDROSO, D. Saberes Privilegiados e Saberes Excluídos: Análise da Seleção Cultural realizada pelos professores na disciplina Arte noEnsino Fundamental, na rede municipal de Ensino de Curitiba. Dissertação. Curitiba: Universidade Tuiuti, 2012.
ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1995.80719
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode