Chamada para submissão de artigos - Revista Chão da Escola

DOSSIÊ VALORIZAÇÃO DOCENTE, PLANO DE CARREIRA E ADOECIMENTO

Organizadores:

Eixos temáticos

1. Valorização docente 2. Adoecimento profissional 3. Planos de carreira docente 5. Condições de trabalho 4. Financiamento da Educação

Ementa:

O dossiê “Valorização docente, plano de carreira e adoecimento” pretende reunir temáticas amplas e relevantes para pensar a educação, em especial, a pública: o adoecimento dos trabalhadores da Educação, as políticas de valorização docente e os planos de carreira das redes públicas de Educação. Ao associar os temas colocamos um problema a ser pensado e repercutido entre pesquisadoras e pesquisadores, qual seja, encarar essas questões em diálogo com a realidade cotidiana de professoras e professores nas escolas. Entende-se aqui que essas temáticas não podem estar afastadas de debates que versem sobre condições de trabalho e o financiamento educacional.

Compreendemos que os profissionais do magistério constituem uma categoria de trabalhadores desvalorizados e precarizados, situação agravada nos últimos anos, especialmente após a promulgação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que limitou por 20 anos a ampliação dos gastos públicos e a Emenda Constitucional 103 de 2019, que alterou substancialmente as regras de previdência no país e teve repercussão em grande parte das mantenedoras estaduais e municipais pelo Brasil. Esses fatores tendem a proporcionar o sentimento de desvalorização e agravar o adoecimento profissional.

A noção condições de trabalho engloba as condições materiais para o exercício da atividade profissional, tanto no que se refere aos recursos como equipamentos, instalações, mas também as relações que dizem respeito às condições para o exercício do trabalho, perspectivas de carreira e remuneração.

Acreditamos que aprofundar tais temáticas possa auxiliar a pensar políticas públicas e ações que incluam investimentos e recursos que possam contribuir na melhora das condições de trabalho, da valorização dos profissionais, e, o exercício adequado de suas funções em condições que permitam a saúde e a satisfação profissional docente.

Regras para submissão

Os textos devem apresentar no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol; no caso do artigo original ser do mesmo idioma) e os dados de autoria (contar com Ferramentas do processador de textos – Word ou Star Office, por exemplo).

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a “revisão cega”. No entanto, os organizadores reservam-se o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação.

O artigo do dossiê temático deverá ser enviado para:

Dos artigos recebidos serão enviados até 10 para o dossiê.

Prazos de envio

Fluxo contínuo- Envios a partir de 10 de junho de 2022;