A adição e a subtração por meio da resolução de problemas

Autores

  • Aline Cristina Azzolin de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.99

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Aprendizagem, Prática

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância do uso da perspectiva metodológica de resolução de problemas como sustentação de um processo de ensino da adição e da subtração. Também pretende mostrar como a resolução de problemas é de fundamental importância para o aprendizado da matemática, uma vez que seu objetivo é estimular a curiosidade e aproximar o aluno do cotidiano, fazendo- o perceber que a matemática está presente dentro e fora da escola, tornando, assim, o aprendizado mais eficiente e menos repetitivo. Afere que o real prazer de estudar matemática pode estar na satisfação que surge quando o aluno, por si só, resolve um problema. Quanto mais desafiador, e quanto mais significativa for sua experiência maior será a satisfação, e despertará no aluno a vontade de querer saber sempre mais.

Referências

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, D. F: MEC/SEF, 1998.

KAMII, Constance; CLARK, Geórgia de. Reinventando a aritmética: implicação da teoria de Piaget. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.

MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

POZO, J.I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

VERGNAUD, G. Psicologia cognitiva e do desenvolvimento e pesquisas em educação matemática: algumas questões teóricase metodológicas. Trad. de Weiss, J. Apresentação concedida para o grupo Canadense de Estudos em Educação Matemática naQueen’seUniversity, Kingston, jun.1982.

TOLEDO, Maria de Barros Almeida Teoria e prática da matemática: como dois e dois. Volume único: Livro do Professor/ Marília Barros deAlmeida Toledo, Mauro de Almeida Toledo. 1 ed. São Paulo: FTD, 2009.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Cristina Azzolin de Sousa, A. . (2015). A adição e a subtração por meio da resolução de problemas. Revista Chão Da Escola, 13(1), 16–27. https://doi.org/10.55823/rce.v13i13.99

Edição

Seção

Artigos