A influência do gênero nas eleições escolares em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v9i9.71Resumo
O artigo analisa as relações de poder e gênero no acesso à direção de escolas municipais de Curitiba. A autora utilizou dados da eleição escolar de 2008 e de questionário on line para profissionais da educação. Concluiu que o fenômeno do glass ceiling está presente e se manifesta de maneira muito contundente quando há homens concorrendo com mulheres no acesso às principais funções da gestão escolar
Referências
1. Estereótipo é um conceito, uma imagempreconcebida e infundada sobreum determinado grupo social, que atribuia todos os seres desse grupo uma ouvárias características, frequentementedepreciativas. Os estereótipos são usadosprincipalmente para definir e limitarpessoas ou grupo de pessoas na sociedade.
Sua aceitação é ampla e culturalmentedifundida, o que o torna umafonte geradora de preconceito e discriminação.
Adaptado de http://pt.wikipedia.
org/wiki/Estere%C3%B3tipo. Acessadoem 15jan2010.
2. Números fornecidos pela SecretariaMunicipal da Educação de Curitiba, emoutubro de 2008.
3. Neste trabalho optou-se por privilegiara expressão em inglês (glass ceiling) emvirtude do grande número de pesquisasinternacionais sobre o tema.
4. 535 e não 538 porque 3 chapas apresentaramsomente candidatos a diretor.
5. Em Curitiba, a Secretaria Municipal daEducação possui uma divisão administrativa,repre-sentada pelos Núcleos Regionaisda Educação (NRE). No total há 9 núcleosque administram as escolas:. Bairro Novo,Portão, Boqueirão, CIC, Pinheirinho, SantaFelicidade, Boa Vista, Cajuru e Matriz.
6. Este texto foi retirado/adaptado da dissertaçãode Mestrado em Educação (2008/2010) da mesma autora. O texto integralda pesquisa pode ser acessado em http://www.ppge.ufpr.br/teses/m2010.htm• ABRAMO, L. A situação da mulher latinoamericana– O mercado de trabalho nocontexto da reestruturação. In: DELGADO,D.G.;CAPPELLIN,P.;SOARES, V. (orgs.). Mulhere Trabalho - experiências de ação afirmativa.
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