A influência do gênero nas eleições escolares em Curitiba

Autores

  • Vanisse Simone Alves Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v9i9.71

Resumo

O artigo analisa as relações de poder e gênero no acesso à direção de escolas municipais de Curitiba. A autora utilizou dados da eleição escolar de 2008 e de questionário on line para profissionais da educação. Concluiu que o fenômeno do glass ceiling está presente e se manifesta de maneira muito contundente quando há homens concorrendo com mulheres no acesso às principais funções da gestão escolar

Referências

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Sua aceitação é ampla e culturalmentedifundida, o que o torna umafonte geradora de preconceito e discriminação.

Adaptado de http://pt.wikipedia.

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2. Números fornecidos pela SecretariaMunicipal da Educação de Curitiba, emoutubro de 2008.

3. Neste trabalho optou-se por privilegiara expressão em inglês (glass ceiling) emvirtude do grande número de pesquisasinternacionais sobre o tema.

4. 535 e não 538 porque 3 chapas apresentaramsomente candidatos a diretor.

5. Em Curitiba, a Secretaria Municipal daEducação possui uma divisão administrativa,repre-sentada pelos Núcleos Regionaisda Educação (NRE). No total há 9 núcleosque administram as escolas:. Bairro Novo,Portão, Boqueirão, CIC, Pinheirinho, SantaFelicidade, Boa Vista, Cajuru e Matriz.

6. Este texto foi retirado/adaptado da dissertaçãode Mestrado em Educação (2008/2010) da mesma autora. O texto integralda pesquisa pode ser acessado em http://www.ppge.ufpr.br/teses/m2010.htm• ABRAMO, L. A situação da mulher latinoamericana– O mercado de trabalho nocontexto da reestruturação. In: DELGADO,D.G.;CAPPELLIN,P.;SOARES, V. (orgs.). Mulhere Trabalho - experiências de ação afirmativa.

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Publicado

31/12/2010

Como Citar

Simone Alves Corrêa, V. . (2010). A influência do gênero nas eleições escolares em Curitiba. Revista Chão Da Escola, 9(1), 46–53. https://doi.org/10.55823/rce.v9i9.71

Edição

Seção

Artigos