A "Cidade Educativa" e as novas lógicas espaciais escolares
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v7i7.48Palavras-chave:
Educativa, TecnológicoResumo
Nos últimos séculos a escola foi reconhecida como um espaço disciplinador com limites bem delineados. Servia para a reprodução do conhecimento pela perspectiva burguesa. Até a arquitetura era concebida como forma de vigiar e controlar a formação do indivíduo. O conceito de cidade educativa busca extrapolar esses limites, usando espaços alternativos. Há aspectos altamente positivos, como a interação da escola do século XXI com a comunidade. Mas há o risco de esvaziar a função da escola e repassar verbas públicas para instituições privadas. Com o avanço tecnológico, o capital não necessita mais delimitar o espaço para estabelecer seu controle.
Referências
BENCOSTTA, M.L.A. - Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeirosgrupos escolares em Curitiba (1903-1928). In: Educar em Revista, Curitiba, n.18, 2001, Editora da UFPR. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.236
ESCOLANO, Agustin e FRAGO, Antonio Viñao – Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Riode Janeiro, DP&A, 1998.
FOUCAULT, Michel – A Verdade e as Formas Jurídicas, Rio de Janeiro, NAU Editora, 1999.
FREIRE, Paulo – A Educação na Cidade. São Paulo, Cortez, 2005, 7ª edição.
MÉSZÁROS, István – A Educação para além do Capital. São Paulo, Boitempo, 2005.
SILVA, Elizabeth Poubel – O Florescer de uma cultura escolar no ensino público Mato-Grossense. in: VIDAL, DianaGonçalves (org.) – Grupos Escolares – Cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971).
Campinas, SP, Mercado de Letras, 2006.
TUMA, Magda Madalena – Tempo Disciplinar Escolar: Representações de Professoras. In: DE ROSSI, Vera Lúcia eZAMBONI, Ernesta (orgs.) - Quanto Tempo o Tempo Tem! Campinas, Alínea Editora, 2003VEIGA-NETO, Alfredo – Espaços, tempos e disciplina: as crianças ainda devem ir à escola? in: CANDAU, V.M. -Linguagem, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro, DpeA, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Chão da Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode