O provimento do diretor escolar e a gestão da escola
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v12i12.95Palavras-chave:
Provimento do diretor escolar, Gestão escolar, Políticas educacionaisResumo
Compreender as diferentes formas de provimento adotadas nas escolas públicas brasileiras do ensino fundamental é necessário para compreender a gestão da escola, uma vez que a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, que indicam a gestão democrática no ensino público, o modo de gerir a escola é influenciado pelo modo como se chega à direção. O presente artigo faz um mapeamento das modalidades de provimento existentes no Brasil a partir dos dados da Prova Brasil 20111, aplicado bienalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Nessa perspectiva, através do mapeamento das formas de provimento, indica os limites e possibilidades das distintas modalidades, a visão que os professores tem da gestão, bem como apresenta a tendência que se desenha no âmbito nacional visando contribuir com as discussões acerca da temática.
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