BREVE HISTÓRIA DA

carreira do magistério municipal de Curitiba

Autores

  • DIANA CRISTINA DE ABREU

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.64

Referências

ABREU. D. C.; MOREIRA, C. R. B. S. PCCS: Valorização ou precarização do trabalho e da carreira do Magistério Público Municipal?Revista Chão da Escola, SISMMAC, Curitiba, v. 4, p. 31-36, 2005. DOI: https://doi.org/10.55823/rce.v4i4.27

ABREU, D. C. Plano de cargos, carreira e salário do magistério público de Curitiba: Uma análise do processo de construçãoda Lei Nº 10.190/2001. Monografia. Curitiba, 2005. 77 f. (Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) Setor deEducação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

ABREU, D. C. Carreira e perfil do profissional do magistério na rede municipal de ensino de Curitiba: história e impacto dapolítica brasileira de valorização do magistério. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universi-dade Federal do Paraná,Curitiba, 2008. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v3i5.17351

BRASIL, Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de de-zembro de1996. Brasília, DF.

CAMPOS, R. C. de. As políticas educacionais para o município de Curitiba no período de 1982-1993. Dissertação (Mestradoem Educação) Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.

CNTE. Cadernos de Educação. Magistério Público: Diretrizes para a Carreira e a Remuneração. 2. ed. Brasília, ano IV, n. 6,junho/1999.

CNTE. Cadernos de Educação. Magistério Público: Diretrizes para a Carreira e a Remuneração, Brasília, ano IV, n. 6, junho/1999.

2. ed. (Complemento do Caderno de Educação n. 6.)COSTA, M. Município, ensino e valorização do magistério. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999.

CUNHA, L. A. Educação, estado, e democracia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez; Niterói, RJ: Editora da Universi-dade FederalFluminense; Brasília, DF: FLACSO do Brasil, 1995.

CURITIBA, Câmara Municipal de Curitiba. Lei n. 4.789/1974. Estabelece Sistema de Classificação de Cargos, fixa número decargos e níveis de vencimento e dá outras providências, de 11 de março de 1974. Curitiba, PR.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei Ordinária n. 7.671/1991. Dispõe sobre a Reorganização Administra-tiva do PoderExecutivo do Município de Curitiba e dá outras providências, de 10 de junho de 1991. Curitiba, PR.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei Ordinária n. 6.761/1985. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal,de 08 de novembro de 1985.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei Ordinária n. 7.704/1991. Altera dispositivos da Lei 7.671 de 10 de junho de 1991 edá outras providências, de 23 de agosto de 1991.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei ordinária n. 8.785/1995. Altera a Lei Nº 8.660, de 18 de dezembro de 1995.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei n. 10.190/2001. Institui o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, de28 de junho de 2001.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei n. 12.348/2001. Altera dispositivos da Lei Nº 10.190, de 28 de junho de 2001, que“Institui o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal”, de 16 de agosto de 2007.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei n. 10.190/2001. Que institui o plano de carreira do MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL,de 28 de junho de 2001.

. Câmara Municipal de Curitiba. Lei n. 6.761/1985. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Municipal, de 8 de novembrode 1985.

GENTILI, P. Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Michael Apple et al. 10. ed. Petró-polis, RJ:Vozes, 2002.

GENTILI, P.; SUÁREZ, D. (Orgs). Reforma educacional e luta democrática: um debate sobre a ação sindical docente na AméricaLatina. São Paulo: Cortez, 2004.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 2002.

MORDUCHOWWICZ, A. Carreira, incentivos e estruturas salariais docentes. PREAL/BRASIL, 2003.

MURILO, J. Um panorama sobre a carreira docente na América Latina: sistemas de reconhecimento e promoção do desempenhoprofissional. Revista PRELAC. Unesco, 2005.

SAVIANI, D. Política e educação no Brasil: O papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. São Paulo: Cor-tez: AutoresAssociados, 1988.

.Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por outra política educacional. Campinas, SP: Cortez: Autores Associados,1988.

. A nova lei da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

SILVA, J. D. O gasto-aluno no ensino fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba (1991-2001). Curitiba, 2003. 75f. Monografia (Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná,Curitiba, 2003.

SILVEIRA, M. H. Associação do Magistério Municipal de Curitiba: Origem e Desenvolvimento – 1979 a 1985. São Paulo, 1991.

122 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.

SOARES, K. C. D. A política de qualificação em serviço dos professores da rede municipal de ensino de Curitiba na gestãoGreca (1993- 1996): entre o discurso da “cultura das elites” e a perspectiva pragmática do trabalho educati-vo. Curitiba, 2003.

242 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.

VIEIRA, J. D. Piso salarial profissional nacional dos educadores: dois séculos de atraso. Brasília: LGE, 2007.

. Identidade expropriada: Retrato do Educador Brasileiro. Brasília: CNTE, 2004.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

CRISTINA DE ABREU, D. . (2009). BREVE HISTÓRIA DA: carreira do magistério municipal de Curitiba. Revista Chão Da Escola, 8(1), 49–62. https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.64

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)