POLÍTICAS EDUCACIONAIS

e valorização do trabalho docente

Autores

  • ALINE CHALUS VERNICK CARISSIMI

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.63

Referências

ABREU, D. Carreira e perfil do profissional do magistério na rede municipal de ensino de Curitiba: história e impactoda política brasileira de valorização do magistério. 2008. 166 p. Dissertação de Mestrado em Educação - Programa dePós Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v3i5.17351

ABREU, C. B. M.; LANDINI, S. R. A formação de professores e profissionalidade docente no qua-dro da mundialização docapital, Revista Chão da Escola, SISMMAC, Curitiba, v. 4, p. 13-18, 2005. DOI: https://doi.org/10.55823/rce.v4i4.23

BRASIL, Lei 11738/08. Estabelece piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educaçãobásica. Brasília: 1996.

CALDAS, A. R. Profissional da Educação: Sujeito do processo pedagógico (?) Revista Chão da Escola, SISMMAC, Curitiba,v. 4, p. 7-12, 2005. DOI: https://doi.org/10.55823/rce.v4i4.22

DUARTE, C. S. A educação como um direito fundamental de natureza social. Educação & Sociedade, v. 28, n.100, Campinas.Out/2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300004

GOUVEIA, A. et al. Condições de trabalho docente, ensino de qualidade e custo-aluno-ano. Revista Brasileira de Políticae Administração da Educação. Porto Alegre, v.22, n.2, p.185-376, jul/dez. 2006Marés: Requião não tira o nome da Adin. O Estado do Paraná, Curitiba, Paraná, 07 de nov. 2008. p. 6 Paulo, São Paulo,17 ago. 1995. 2. cad. p. 9.

OLIVEIRA, D. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade. V. 25 n.89.Campinas set/dez.2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003

VIEIRA, J. D. Piso salarial profissional nacional dos educadores: dois séculos de atraso. Brasí-lia: LGE, 2007.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

CHALUS VERNICK CARISSIMI, A. . (2009). POLÍTICAS EDUCACIONAIS: e valorização do trabalho docente. Revista Chão Da Escola, 8(1), 45–48. https://doi.org/10.55823/rce.v8i8.63

Edição

Seção

Artigos