PRÁTICAS SOCIOCORPORAIS DA CAPOEIRA E A ANCESTRALIDADE À BRASILEIRA

UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Eumar André Kohler Secretaria municipal de educação de Curitiba
  • Eliza Loechel Sviontek
  • Aroldo Silva
  • Helen Amaral Tsuruda

DOI:

https://doi.org/10.55823/RCE.V21.151

Palavras-chave:

capoeira, interdisciplinaridade, identidade brasileira

Resumo

O texto propõe uma abordagem interdisciplinar entre Educação Física e Ensino Religioso, explorando a capoeira como expressão cultural afro-brasileira. Ao enfrentar desafios de marginalização e categorização, o projeto busca resgatar a capoeira como manifestação multifacetada, integrando sua história, sincretismo religioso e identidade nacional. Por meio de atividades práticas e reflexivas, as crianças exploram os elementos constitutivos da capoeira, sua relação com a cultura brasileira e seu papel na resistência histórica. A culminância do projeto se deu numa apresentação artística, onde as crianças celebraram a diversidade cultural e a identidade brasileira num evento promovido pela escola.

Biografia do Autor

Eumar André Kohler, Secretaria municipal de educação de Curitiba

Professor, especialista em História, mestre em Antropologia e doutorando no curso de sociologia da UFPR. EM Maria Clara Brandão Tesserolli - NRE PN.

Eliza Loechel Sviontek

Professora, Especialista em educação física escolar pela UFPR, EM Maria Clara Brandão Tesserolli - NRE PN.

Aroldo Silva

Professor, EM Maria Clara Brandão Tesserolli - NRE PN.

Helen Amaral Tsuruda

Psicóloga, Mestra e Doutora em Educação pela UFPR, docente de Psicologia de Educação. Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Paraná – Campus Curitiba 2

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Publicado

05/08/2024

Como Citar

Kohler, E. A., Sviontek, E. L., Silva, A., & Tsuruda, H. A. (2024). PRÁTICAS SOCIOCORPORAIS DA CAPOEIRA E A ANCESTRALIDADE À BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO. Revista Chão Da Escola, 21(1), 7–23. https://doi.org/10.55823/RCE.V21.151

Edição

Seção

Artigos