Trinta anos de “eleições” de diretores(as) das escolas municipais de Curitiba

permanências ou rupturas?

Autores

  • Renata Riva Finatti

DOI:

https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.120

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Gestão democrática, Escolha de diretores(as) escolares, Escola pública

Resumo

O trabalho objetiva discutir o provimento das funções de direção de escolas municipais de Curitiba, entre a década de 1980 e 2015, por meio da série histórica das equipes “eleitas” pela comunidade escolar. A rede municipal de ensino de Curitiba possui processos de escolha de diretores(as) e vicediretores( as) das escolas anterior à Constituição Federal de 1988 e, portanto, às exigências legais nacionais para gestão democrática da escola pública. A pesquisa evidenciou que a legislação acerca desses processos de provimento permitiu a constituição de uma “carreira de direção escolar” (inexistente, oficialmente) uma vez que décadas no poder se efetivaram por processos democráticos.

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Publicado

31/12/2018

Como Citar

Riva Finatti, R. . (2018). Trinta anos de “eleições” de diretores(as) das escolas municipais de Curitiba: permanências ou rupturas?. Revista Chão Da Escola, 15(1), 64–77. https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.120

Edição

Seção

Artigos