Trinta anos de “eleições” de diretores(as) das escolas municipais de Curitiba
permanências ou rupturas?
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.120Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Gestão democrática, Escolha de diretores(as) escolares, Escola públicaResumo
O trabalho objetiva discutir o provimento das funções de direção de escolas municipais de Curitiba, entre a década de 1980 e 2015, por meio da série histórica das equipes “eleitas” pela comunidade escolar. A rede municipal de ensino de Curitiba possui processos de escolha de diretores(as) e vicediretores( as) das escolas anterior à Constituição Federal de 1988 e, portanto, às exigências legais nacionais para gestão democrática da escola pública. A pesquisa evidenciou que a legislação acerca desses processos de provimento permitiu a constituição de uma “carreira de direção escolar” (inexistente, oficialmente) uma vez que décadas no poder se efetivaram por processos democráticos.
Referências
CURITIBA. Lei nº 14.528 de 20 de outubro de 2014. Dispõe sobre a eleição de diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba.
Diário Oficial Eletrônico, atos do município de Curitiba, nº 200, ano III, pp 36-55. Curitiba, PR, 2014
DAHL, R. A. A democracia e seus críticos. Trad. Patrícia Freitas Ribeiro; revisão da tradução: Aníbal Mari – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
FEIGES, M. M. F. Eleição de diretores no Paraná: uma análise dos planos de ação na gestão das escolas estaduais de Curitiba - triênio
-2014. Tese de doutorado (Educação). Paraná: UFPR, 2013.
FINATTI, R. R. Eleições como forma de provimento da direção escolar na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Dissertação (Mestrado
em Educação). Curitiba/PR: UFPR, 2016.
FINATTI, R. R. A Legislação municipal de Curitiba sobre o provimento das funções de direção escolar na Rede Municipal de Ensino. Jornal de
Políticas Educacionais. V. 11, n. 5. Agosto de 2017. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.56087
MENDONÇA, E. F. A regra e o jogo: Democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Tese de doutorado (Educação) Campinas, SP: FE/
Unicamp; R. Vieira, 2000. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code= vtls000199290&fd=y. Acesso em fev.2015.
PARO, V.H. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 2000.
WRIGHT MILLS, C. A elite do poder: militar, econômica e política. In H. FERNANDES (org.), Wright Mills, Coleção Grandes Cientistas Sociais, n.
, São Paulo, 1985, pp. 62-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode