Educação inclusiva no Brasil
as altas habilidades e superdotação neste contexto
DOI:
https://doi.org/10.55823/rce.v15i15.116Palavras-chave:
Educação Especial e Inclusiva, Atendimento, Altas habilidades, Identificação, Encaminhamento pedagógicoResumo
O presente artigo apresenta um breve histórico acerca da Educação Especial e Inclusiva no Brasil, com base em documentos oficiais legais. Explana sobre o seu público-alvo e ressalta o atendimento ao estudante com altas habilidades/superdotação. Apresenta alguns pesquisadores que estudam sobre a inteligência humana e relata as etapas da evolução dessas pesquisas voltadas ao atendimento especializado a estudantes com altas habilidades. Destaca os estudiosos Gardner, Sternberg e Renzulli que contribuíram para a expansão do conceito de inteligência ao reconhecer outras habilidades, além das habilidades linguística e lógico-matemática. Discorre sobre os três métodos a serem aplicados na educação escolar dos estudantes com altas habilidades/superdotação e algumas características que ajudam a identificá-los, a fim de oferecer-lhes atendimento especializado necessário para que avancem na aprendizagem escolar e para mantê-los no ensino regular com motivação e interesse.
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