Sobre a Revista

Escopo e política

 

Foi criada em 2002 com o objetivo de refletir a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos trabalhadores em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor educacional.

Atualmente, a Revista Chão da Escola é um periódico eletrônico (ISSN 1980-4679), semestral, que publica pesquisas originais relacionadas à área de Educação. É uma revista que tem como finalidade a disseminação do conhecimento científico produzido nas universidades e outras instituições de pesquisa nas diversas áreas da Educação, sua linha editorial acolhe, sobretudo, temas que permitam o debate, sobretudo, de áreas como: a formação profissional; o trabalho educativo, suas condições e práticas; e a organização escolar e dos sistemas educacionais; a inclusão  e  acessibilidade; práticas  de pesquisa e extensão integrativas  e responsabilidade social.

Aceita, para submissão e posterior publicação, artigos; dossiês temáticos; ensaios; entrevistas; resenhas; documentos; e relatos de experiências educativas, inclusive de estágios; de autores brasileiros e estrangeiros que abordem temáticas referentes à educação, em textos inéditos com discussões atuais e relevantes à comunidade educativa.


A partir de 2022, serão aceitos também carta ao leitor e artigo de opinião na seção Espaço Aberto. Na seção Documentos, serão divulgados textos coletivos elaborados pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) a fim de divulgar e ampliar a leitura dos leitores.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos(as) autores(as). Os textos encaminhados devem ser inédito sem português e espanhol.

A Revista Chão da Escola não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos.


Processo de Avaliação


A Revista publica artigos científicos, ensaios, artigos de revisão integrativa, entrevistas, documentos, relatos de experiência e resenhas, adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo. Em alguns casos, para avaliação dos originais, convida-se revisores ah doc. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Chão da Escola oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior acesso e democratização mundial ao conhecimento.

 

Código de ética e conduta

Chão da Escola, consciente da responsabilidade acadêmica e social de um periódico científico, pauta pela ética e condutaconforme os pontos a seguir apresentados.

Os autores, editores e pareceristas consistem em personagens fundamentais para a produção de um periódico científico e consequente construção do conhecimento.  Devem ter conhecimento da importância que os resultados de pesquisa representam para a sociedade, a qual, toma-os como referência, utilizando-os e difundindo-os. Nesse sentido, ressalta-se a responsabilidade de cada uma das três figuras envolvidas na composição da Chão da Escola, visando a uma produção editorial e científica profícua.

RESPONSABILIDADES DOS AUTORES

- Apresentar, caso exista, a instituição financiadora da pesquisa, dedicando a ela um espaço nos agradecimentos, e assegurar que o conteúdo apresentado nos textos não tenha influência da instituição financiadora; comprometer-se em não falsificar e fabricar dados, bem como se utilizar de pirataria ou plágio na produção de seus textos; configurar-se, na condição de autor, em pesquisador ético e responsável pelo conteúdo exposto no material produzido; garantir o ineditismo e a originalidade dos textos, inclusive o preprint, submetidos à avaliação; identificar de forma clara e correta a autoria de todos que realizaram o estudo e o consequente texto do artigo. Do mesmo modo, indicar as coautorias e suas respectivas colaborações; informar possíveis conflitos de interesses que podem vir a ocorrer no momento de submissão do artigo, sejam eles acadêmicos, financeiros, pessoais ou políticos; manter-se à disposição para corrigir a literatura, caso necessário; não praticar a manipulação de citações, dados e informações no intuito de obter o resultado de pesquisa pretendido no material produzido; não utilizar a autocitação em demasia. No mesmo sentido, não utilizar referências específicas que visem à manipulação dos fatores de impacto, bem como o autoplágio; verificar a existência de direitos autorais das imagens que possivelmente serão utilizadas na construção do texto, identificando, sempre que utilizadas, suas autorias e fontes.

RESPONSABILIDADES DOS EDITORES

- Assegurar a confidencialidade de autoria e avaliação, garantindo e efetivando a avaliação cega por pares; definir o conteúdo editorial apresentado no periódico; fazer o possível para não sobrecarregar os pareceristas, voluntários em suas funções; garantir o acesso aberto do conteúdo apresentado em cada um dos números publicados do periódico, assegurando, assim, a difusão da ciência e do conhecimento; informar possíveis conflitos de interesses que podem vir a ocorrer no momento de submissão de um artigo, sejam eles acadêmicos, financeiros, pessoais ou políticos, que possam vir a afetar as decisões editoriais; manter constante respeito com os autores, com a comunidade científica, com as editoras parceiras, com os leitores e com os pareceristas; mostrar-se aberto à comunicação com a comunidade acadêmica e científica; realizar análise inicial dos artigos submetidos, para verificar a adequação ao escopo do periódico e poupar o tempo dos envolvidos no processo de avaliação: autores e pareceristas; respeitar os limites da integridade em pesquisas acadêmicas, frente à liberdade editorial aos editores e conselheiros editoriais concebida; supervisionar toda e qualquer tipo de má conduta científica relacionada ao periódico editado; tomar decisões claras, eficazes e objetivas quanto ao processo de composição do periódico.

RESPONSABILIDADES DOS PARECERISTAS

- Assegurar a confidencialidade de sua avaliação, garantindo e efetivando a avaliação cega por pares; avaliar os artigos com neutralidade e rigor acadêmicos; exercer a função de parecerista como voluntário, consciente da importância de sua colaboração ao periódico e à ciência; informar aos editores quando não se sentir confortável para avaliar um artigo devido ao distanciamento temático do texto de sua área de estudo; informar possíveis conflitos de interesses que podem vir a ocorrer no momento de avaliação de um artigo, sejam eles acadêmicos, financeiros, pessoais ou políticos, e declinar da avaliação; não fazer qualquer uso do material que não a de uma leitura estritamente referente à avaliação; não induzir, em seus respectivos pareceres, que os autores citem textos de autoria dos pareceristas avaliadores; não tirar proveito, em hipótese alguma, da função de avaliador; realizar críticas construtivas voltadas, especificamente, para o texto e conteúdo dos artigos; ter consciência de que a figura do parecerista e sua prática de revisão cega por pares são os pontos-chaves para avaliação da qualidade de conteúdo do periódico.

Este código de ética e conduta foi elaborado de acordo com as Diretrizes do Council of Science Editors (CSE) para promover integridade em publicações de periódicos científicos.

Apoio

A Chão da Escola é uma publicação sem fins lucrativos e tem como patrocínio direto o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), bem como recursos advindos de participação em editais de financiamento e similares.

 

Termos de licença

Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode