https://chaodaescola.com.br/rce/issue/feedRevista Chão da Escola2025-04-14T13:13:22+00:00Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitibarevistachaodaescola@sismmac.org.brOpen Journal Systems<p>A Revista Chão da Escola foi criada em 2002 com o objetivo de refletir a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos trabalhadores em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor educacional. A Revista Chão da Escola é <strong>B4</strong> na classificação de periódicos quadriênio 2017-2020 da Capes. </p>https://chaodaescola.com.br/rce/article/view/154Algumas observações sobre a relação entre o orçamento público e o SAEB na cidade do Rio de Janeiro2025-04-14T13:13:22+00:00Jairo Campos dos Santosjairo06@uol.com.brLuiza Alves Oliveirateste@teste.com<p>Este estudo investiga a relação entre o volume de recursos orçamentários aplicados e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no sistema educacional público da cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 2019 e 2021. A análise dos dados de desempenho no SAEB, em conjunto com os valores orçamentários executados, revela a ausência de uma correlação direta entre o aumento da alocação de recursos públicos e a melhoria dos resultados educacionais, indicando que, apesar dos investimentos, os resultados permanecem insatisfatórios. Recomenda-se que pesquisas futuras examinem outras realidades federativas para ampliar a compreensão das políticas públicas educacionais e sua eficácia.</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/155Sem registro não há história, sem caminho não há caminhante2025-04-14T13:13:21+00:00Siomara Aparecida da Silvajoaomarceloniquini@gmail.com<p>Relatar o caminho e as dificuldades encontradas para que psicomotricistas façam e compreendam as pesquisas científicas que dialogam com a psicomotricidade em uma universidade pública do Brasil, almejando a sustentação de referências na formação continuada e integral do psicomotricista, é o objetivo deste relato. A Psicomotricidade vem construindo sua história ao longo de muitos anos. Os registros dos benefícios da sua prática na saúde mental e na qualidade de vida de que vivencia as intervenções carecem de pesquisas científicas na construção de sua trajetória. Há de se ter conhecimento científico para sua confecção e aceitação nos trâmites da pesquisa e da academia. É necessário que os psicomotricistas compreendam e façam em suas práticas e de suas intervenções cenários de pesquisas para que esta área esteja pautada no cenário científico acadêmico.</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/157Autonomia infantil2025-04-14T13:13:19+00:00Viviane Maria Alessivivialessi@hotmail.comLilian Messias Sampaio Britolilianmessias@yahoo.com.brAna Silvia de Rosis Santosanasilviaderosossantos@yahoo.com.br<p>Este artigo explora o conceito de autonomia no desenvolvimento infantil, destacando como a dependência inicial de um bebê evolui para a independência por meio de marcos como a linguagem e a capacidade de andar. A autonomia, entendida como a habilidade de tomar decisões, é vista como fundamental na educação infantil, promovendo a autoestima e a responsabilidade. A pesquisa-ação, considerada como uma metodologia eficaz nesta proposição, contribuiu para as reflexões sobre as propostas desenvolvidas, no intuito de incentivar a autonomia por meio de interações e brincadeiras, permitindo que as crianças adquiram habilidades de autocuidado e resolução de conflitos. Este desenvolvimento ocorre num ambiente seguro, onde a participação e as interações sociais são viabilizadas.</p>2025-04-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/160Vida de professores2025-04-14T13:13:16+00:00Jerry Adriano Raimundoprof_jerry@hotmail.comRonualdo Marquesronualdo.marques@gmail.com<p>A vida dos professores da educação básica no Brasil é marcada por desafios decorrentes da desvalorização da profissão. Este artigo, buscou identificar as características fundamentais da vivência professoral, utilizou uma abordagem qualitativa, analisando o trabalho do comediante Diogo Almeida, que retrata os dramas da vida dos professores através do stand-up comedy. A análise de núcleos de significação revelou que o humor pode ser uma forma de resistência e denúncia. Os resultados indicam que os professores enfrentam desafios sérios nas condições de trabalho, questões sociopolíticas e problemas de saúde mental. A pesquisa demonstra a importância de reconhecer e abordar as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar.</p>2025-04-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/156Viajando com jogos autóctones da América Latina2025-04-14T13:13:20+00:00Diogo Inácio Diasdiogo.inacio.dias@gmail.comLuis Bruno de Godoygodoy.luisb@gmail.comRogerio Zaim-de-Melorogeriozmelo@gmail.com<p>Este artigo relata a experiência de um projeto desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola particular da cidade de São Paulo que teve como tema jogos autóctones latino-americanos. Tendo como pano de fundo o pensamento do filósofo pós-estruturalista Gilles Deleuze acerca da aprendizagem, procuramos escapar das linhas hegemônicas que fomentam a imposição de signos sobre os corpos no processo de ensino-aprendizagem. Nos aproximamos de uma aprendizagem como propõe Virgínia Kastrup, escapando de um pensamento representacional. O artigo traz o percalço do projeto: sua concepção, desenvolvimento, alguns achados e análises tecidos a partir de experiências acontecidas em aula.</p>2025-04-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/158Políticas públicas da educação especial2025-04-14T13:13:18+00:00Mariane Tonolli Della Biancamarianedellabianca@gmail.com<p class="Corporesumoexpandido"><span style="font-size: 11.0pt;">O artigo foi elaborado a partir da análises de textos e artigos que tratam das Políticas públicas para educação especial e inclusão com o objetivo de analisar as legislações vigentes de forma crítica e evidenciar de que forma os organismos internacionais influenciam a criação de leis no Brasil. Levantamos como hipótese que a partir da análise mais aprofundada de políticas educacionais é possível perceber que as legislações formuladas no Brasil recebem influência de Organismos Internacionais. A conclusão do estudo evidencia essa influência a partir da análise das pesquisas de autores que fazem essa reflexão crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com estudo qualitativo. Concluiu-se que a legislação e políticas de Educação Especial nacionais evidenciam diversos traços dos documentos internacionais e que alguns documentos normativos mais recentes indicam um esforço de mais autonomia na elaboração dos textos das políticas de Educação Especial</span></p>2025-04-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Chão da Escola