https://chaodaescola.com.br/rce/issue/feedRevista Chão da Escola2024-02-14T00:21:33+00:00Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitibarevistachaodaescola@sismmac.org.brOpen Journal Systemshttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/150(RE)CONSTRUINDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA TÉCNICA SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA2024-02-14T00:21:33+00:00Uilmer Rodrigues Xavier da Cruzuilmer_rodrigues@hotmail.com<p>O contexto socioeconômico dos estudantes e da comunidade escolar, que percebe a escola como uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, sofreu diversos impactos relacionados à pandemia de COVID-19, que afetou especialmente as relações interpessoais na escola, bem como a saúde mental dos alunos, fatores que motivaram essa investigação. Este projeto tem como objetivo compreender as relações interpessoais que ocorrem entre os alunos e outros atores no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia, na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, MG, em tempos pós-pandemia. O projeto busca, além de entender essas relações, contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para os estudantes. A Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, que desempenha um papel importante na formação de estudantes que enfrentam desigualdades socioeconômicas, busca integrar o ensino de Geografia ao desenvolvimento de habilidades sociais e de cidadania. Sendo assim, o trabalho de campo é uma parte fundamental da metodologia, permitindo que os alunos vivenciem na prática os conceitos discutidos em sala de aula e promovendo a compreensão do conteúdo geográfico, além de desenvolver habilidades interpessoais. Os resultados obtidos até o momento incluem a produção de textos, diários de campo, cartazes e croquis, além da compreensão aprofundada dos conteúdos. Ainda, o projeto promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como empatia, senso de coletividade e respeito pelas diferenças, já que a escola também desempenha um papel crucial na formação cidadã, promovendo a valorização da diversidade e a responsabilidade individual e coletiva. É possível concluir, portanto, que o projeto demonstrou que as relações interpessoais na disciplina de Geografia não apenas contribuem para a compreensão do conteúdo, mas também moldam as identidades e significados de mundo dos estudantes, reafirmando que o compromisso com a formação de cidadãos.</p>2024-02-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/146PSICOMOTRICIDADE2023-06-24T23:28:44+00:00Fabio José Antonio da Silvafjas81@hotmail.comAlex Moura Silvaalex.m.s.2018@gmail.comRafaela Silva de Moraesrafaelamoraes@prof.educacao.sp.gov.brElaine Medeiros Reiselainesousamedeiros@prof.educacao.sp.gov.brJuliana Mesquita de Oliveiramesquita.fatima1@hotmail.comHiago Henrique da Silvahiagohh22@gmail.com<p>Este estudo propõe um breve levantamento bibliográfico, reunindo material acadêmico previamente publicado, seus apontamentos e opiniões sobre o que se chama de psicomotricidade e sua relação com outro problema de aprendizagem, a disgrafia, contextualizando sobre a importância da psicomotricidade como conteúdo essencial na formação da personalidade e da identidade da criança. O objetivo do presente trabalho é entender a relação entre psicomotor e disgrafia, conceituar psicomotor e disgrafia, bem como relacioná-los e apontar como a psicomotricidade pode auxiliar no tratamento da disgrafia. Ao debruçarmos sobre as referências bibliográficas, concluímos que a psicomotricidade constitui-se como uma potente ferramenta para a resolução de problemas relacionados às diversas dificuldades de aprendizagem, neste modo em especial, a disgrafia.</p>2023-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Chão da Escolahttps://chaodaescola.com.br/rce/article/view/143A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ENQUANTO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO NEOLIBERAL2023-06-24T23:28:46+00:00Lian Matheus Oliveira de Sálian.sa@unesp.br<p>Neste artigo procuramos problematizar o documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no qual define um conjunto de normas, competências e habilidades básicas de aprendizagem essencial como dever do aluno em desenvolvê-los. Para tal, recorremos ao filósofo francês Michel Foucault com o intuito de abrir a caixa de ferramentas naquilo que os conceitos de biopolítica, dispositivo e governamentalidade auxiliam na problemática levantada, qual seja, que tal documento por ser compreendido como um instrumento que compõe o dispositivo da governamentalidade que rege a biopolítica contemporânea, almejando regulamentar e formar subjetividades aos parâmetros das artes de governo neoliberal por um lado, porém, por outro lado, excluindo outras formas de vida que circulam na própria dinâmica da vida escolar, produzindo dessa maneira uma espécie de crise ética. Por fim, recorremos ao filósofo Nietzsche buscando sinalizar o sintoma do niilismo que paira sobre essa crise ética vivenciada e até provocada pelos dispositivos escolares. Dessa forma, parece que os dispositivos escolares buscam subjetivar a população escolar para adentrar as habilidades e competências estipuladas no documento oficial, ao passo que, almejando formar uma moral de rebanho da população que adentra as artes de governo imperante em detrimento do sufocamento de modos de vida outros e afirmativos da vida ético-político.</p>2023-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Chão da Escola